Resposta autonómica ao stress em estudantes do curso de Educação Física e Ciências do Desporto nos cenários de um Exame Clínico Estruturado Objetivo

Autores

  • Valentín Emilio Fernández-Elías Universidad Rey Juan Carlos, Research Center in Sport Science, Madrid, Spain.
  • Beatriz Martínez-Pascual Universidad Europea de Madrid, Faculty of Medicine, Health and Sports, Madrid, Spain.
  • Álvaro Bustamante-Sánchez Universidad Europea de Madrid, Faculty of Medicine, Health and Sports, Madrid, Spain. https://orcid.org/0000-0002-4183-3004
  • Silvia Fernández-Martínez Universidad Europea de Madrid, Faculty of Medicine, Health and Sports, Madrid, Spain.
  • Cristina González-de-Ramos Universidad Europea de Madrid, Faculty of Medicine, Health and Sports, Madrid, Spain.
  • Ana Ramírez-Adrados Universidad Europea de Madrid, Faculty of Medicine, Health and Sports, Madrid, Spain. https://orcid.org/0000-0001-9146-879X
  • Vicente Javier Clemente-Suárez Universidad Europea de Madrid, Faculty of Medicine, Health and Sports, Madrid, Spain. https://orcid.org/0000-0002-2397-2801
  • Silvia Burgos-Postigo Universidad Europea de Madrid, Faculty of Medicine, Health and Sports, Madrid, Spain.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_68_6

Palavras-chave:

Resposta autonômica ao estresse, variabilidade da frequência cardíaca, avaliação clínica estruturada objetiva, estudos universitários, Educação Física e Ciências do Esporte

Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar a resposta autonómica ao stress de estudantes do curso de Ciências do Desporto e da Actividade Física durante a sua Avaliação Clínica Estruturada Objetiva (OSCE) de 12 cenários. Oitenta e oito estudantes, designados aleatoriamente para um cenário inicial da OSCE, tiveram a sua variabilidade da frequência cardíaca (VFC) monitorizada durante os 12 cenários da OSCE. Os domínios temporais, de frequência e não-lineares da VFC foram analisados. Os dados mostraram uma forte resposta autonómica ao stress dos estudantes, mantida ao longo de toda a avaliação, sem alterações significativas entre os cenários. A resposta da frequência cardíaca variou significativamente em dois dos cenários, em comparação com uma estação de intervalo e um cenário escrito (p < .05). No entanto, a modulação simpática e parassimpática não se alterou ao longo dos cenários da OSCE. A metodologia OSCE é uma ferramenta adequada para avaliar as competências e aptidões dos estudantes de Educação Física e Ciências do Desporto. Além disso, a análise da VFC permite que os docentes avaliem a modulação autonómica do stress dos estudantes e adaptem os cenários da OSCE para melhorar o desempenho académico. 

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Publicado

2025-09-23

Como Citar

Fernández-Elías, V. E., Martínez-Pascual, B., Bustamante-Sánchez, Álvaro, Fernández-Martínez, S., González-de-Ramos, C., Ramírez-Adrados, A., Clemente-Suárez, V. J., & Burgos-Postigo, S. (2025). Resposta autonómica ao stress em estudantes do curso de Educação Física e Ciências do Desporto nos cenários de um Exame Clínico Estruturado Objetivo. Psychologica, 68, e068006. https://doi.org/10.14195/1647-8606_68_6

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