Resposta autonómica ao stress em estudantes do curso de Educação Física e Ciências do Desporto nos cenários de um Exame Clínico Estruturado Objetivo
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8606_68_6Palavras-chave:
Resposta autonômica ao estresse, variabilidade da frequência cardíaca, avaliação clínica estruturada objetiva, estudos universitários, Educação Física e Ciências do EsporteResumo
O objetivo do presente estudo foi avaliar a resposta autonómica ao stress de estudantes do curso de Ciências do Desporto e da Actividade Física durante a sua Avaliação Clínica Estruturada Objetiva (OSCE) de 12 cenários. Oitenta e oito estudantes, designados aleatoriamente para um cenário inicial da OSCE, tiveram a sua variabilidade da frequência cardíaca (VFC) monitorizada durante os 12 cenários da OSCE. Os domínios temporais, de frequência e não-lineares da VFC foram analisados. Os dados mostraram uma forte resposta autonómica ao stress dos estudantes, mantida ao longo de toda a avaliação, sem alterações significativas entre os cenários. A resposta da frequência cardíaca variou significativamente em dois dos cenários, em comparação com uma estação de intervalo e um cenário escrito (p < .05). No entanto, a modulação simpática e parassimpática não se alterou ao longo dos cenários da OSCE. A metodologia OSCE é uma ferramenta adequada para avaliar as competências e aptidões dos estudantes de Educação Física e Ciências do Desporto. Além disso, a análise da VFC permite que os docentes avaliem a modulação autonómica do stress dos estudantes e adaptem os cenários da OSCE para melhorar o desempenho académico.
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