Ativação cortical e modificação da memória em diferentes padrões de estudo e consumo de bebidas em estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8606_68_2Palavras-chave:
educação, estudantes, memória, atenção, fadigaResumo
Os objetivos da presente investigação foram: (i) analisar a ativação cortical e as modificações na memória associadas a diferentes padrões de estudo em estudantes universitários; (ii) analisar o efeito do consumo de diferentes bebidas no desempenho académico, ativação cortical e desempenho da memória. Foram analisadas a ativação cortical, a memória operativa, os padrões de estudo e o consumo de bebidas durante o período de estudo em 84 estudantes universitários voluntários de diferentes áreas académicas, antes e depois de uma sessão individual de estudo na biblioteca. Verificou-se que padrões de estudo mais longos (> 98,7 min) apresentaram uma maior ativação cortical nos estudantes, sem afetar negativamente o desempenho da memória. Estes padrões de estudo mais longos também revelaram um maior consumo de bebidas açucaradas, não estando este consumo relacionado com o desempenho académico dos estudantes. Apesar da maioria dos resultados não apresentar significância estatística, as tendências observadas sugerem que uma maior duração do estudo pode favorecer a ativação cortical sem comprometer a memória, e que estimulantes comuns como bebidas açucaradas ou com cafeína poderão não ter impacto mensurável em sessões de estudo de curta duração. Estes resultados preliminares podem orientar futuras investigações sobre a otimização dos hábitos de estudo para o desempenho cognitivo.
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Direitos de Autor (c) 2025 Ana Isabel Beltrán-Velasco , José Francisco Tornero-aguilera , Valentín Emilio Fernández-Elías, Vicente Javier Clemente-Suárez

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