Ativação cortical e modificação da memória em diferentes padrões de estudo e consumo de bebidas em estudantes universitários

Autores

  • Ana Isabel Beltrán-Velasco Universidad Antonio de Nebrija. Psychology Faculty.
  • José Francisco Tornero-Aguilera Universidad Europea de Madrid. Faculty of Medicine, Health and Sport.
  • Valentín Emilio Fernández-Elías Research Centre in Sport Sciences, Rey Juan Carlos University. https://orcid.org/0000-0002-1459-5442
  • Vicente Javier Clemente-Suárez Universidad Europea de Madrid. Faculty of Medicine, Health and Sport. https://orcid.org/0000-0002-2397-2801

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_68_2

Palavras-chave:

educação, estudantes, memória, atenção, fadiga

Resumo

Os objetivos da presente investigação foram: (i) analisar a ativação cortical e as modificações na memória associadas a diferentes padrões de estudo em estudantes universitários; (ii) analisar o efeito do consumo de diferentes bebidas no desempenho académico, ativação cortical e desempenho da memória. Foram analisadas a ativação cortical, a memória operativa, os padrões de estudo e o consumo de bebidas durante o período de estudo em 84 estudantes universitários voluntários de diferentes áreas académicas, antes e depois de uma sessão individual de estudo na biblioteca. Verificou-se que padrões de estudo mais longos (> 98,7 min) apresentaram uma maior ativação cortical nos estudantes, sem afetar negativamente o desempenho da memória. Estes padrões de estudo mais longos também revelaram um maior consumo de bebidas açucaradas, não estando este consumo relacionado com o desempenho académico dos estudantes. Apesar da maioria dos resultados não apresentar significância estatística, as tendências observadas sugerem que uma maior duração do estudo pode favorecer a ativação cortical sem comprometer a memória, e que estimulantes comuns como bebidas açucaradas ou com cafeína poderão não ter impacto mensurável em sessões de estudo de curta duração. Estes resultados preliminares podem orientar futuras investigações sobre a otimização dos hábitos de estudo para o desempenho cognitivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2025-07-26

Como Citar

Beltrán-Velasco, A. I., Tornero-Aguilera , J. F., Fernández-Elías, V. E., & Clemente-Suárez, V. J. (2025). Ativação cortical e modificação da memória em diferentes padrões de estudo e consumo de bebidas em estudantes universitários. Psychologica, 68, e068002. https://doi.org/10.14195/1647-8606_68_2

Edição

Secção

Artigos