Avaliação da Dor - Utilização do Questionário de Auto-Resposta
The Survey of Pain Attitudes (SOPA) e Chronic Pain Coping Inventory - 42 (CPCl-42) na População Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8606_49_9Palavras-chave:
Crenças maladaptativas, Estratégias de Coping, Tratamentos multidisciplinares, DorResumo
Este estudo apresenta as características psicométricas da versão portuguesa da The Survey of Pain Attitudes (SOPA: Jensen & Karoly, 2000) e da Chronic Pain Coping Inventory-42 (CPCI-42: Romano, Jensen & Turner, 2003), numa amostra de 651 adultos portugueses, utentes de um Centro de Saúde. No Estudol, são efectuadas Análises Factorial em Componentes Principais, para cada uma das medidas. Para a SOPA, uma estrutura de 9 factores (Controlo- Estratégias de Auto-Controlo, Incapacidade, Emoção, Solicitação, Medicação, Cuidados Médicos, Controlo- Estratégias de Aprendizagem, Cura Médica, Dano), que explicou 61.319%; para a CPCI-42, foram obtidos 6 factores (Relaxamento, Prevenção, Busca de Suporte, Auto-Declarações, Persistência na Tarefa, Exercício), que explicaram 60.835%. Os factores das medidas apresentaram adequação ao modelo original, com valores de consistência interna superiores aos obtidos pelos autores das versões originais (a< 0,60, para as sub-escalas SOPA, com excepção do Controlo- Estratégias de Aprendizagem; a< 0,78, para as sub-escalas CPCI-42, com excepção da sub-escala Exercícios).
Um segundo estudo utilizou uma amostra adicional de 151 adultos, com o objectivo de analisar a validade convergente e divergente, das versões obtidas da SOPA e CPCI-42. Foram abordados os contributos destas medidas na explicação dos sintomas de ansiedade, depressão e de stresse, através de análises de regressão múltipla.
Os resultados obtidos são discutidos tendo em consideração a literatura existente.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2008 José Pinto Gouveia, Joana Costa

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.