Uma “severa doçura”: Esforço e interesse em educação

Autores

  • António Simões Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_52-2_10

Palavras-chave:

Esforço, Interesse, Motivação extrínseca, Motivação intrínseca

Resumo

Segundo a opinião, aqui expressa, um grave defeito da educação actual consiste em atribuir ao esforço um papel muito pouco relevante. Isto, desde a educação familiar à educação escolar. Com o objectivo de mostrar que o esforço é um factor incontornável, em educação, expõe-se a posição, a este respeito, de alguns dos mais notáveis pedagogos, e defende-se que o interesse não substitui o esforço, mas antes o dinamiza e reclama.

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Publicado

2010-06-01

Como Citar

Simões, A. (2010). Uma “severa doçura”: Esforço e interesse em educação. Psychologica, (52-II), p. 243-269. https://doi.org/10.14195/1647-8606_52-2_10

Edição

Secção

Artigos

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