Procedural Justice Rules in Teachers’ Moral Dilemmas at Work

Autores

  • Ana Vargas Santos Universidade de Coimbra
  • Joaquim Pires Valentim Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_55_16

Palavras-chave:

Dilemas morais, regras de justiça procedimental, ética docente

Resumo

O presente estudo pretende contribuir para a compreensão da moralidade em contextos profissionais, ao investigar a sua relação com as percepções de justiça. 69 professores do ensino básico e secundário preencheram um questionário contendo perguntas abertas. A análise de conteúdo mostrou que a maioria dos participantes (75%) mencionou espontaneamente regras de justiça procedimental (Leventhal, 1980), sendo a regra de ética a mais frequentemente referida. Os dilemas mais referidos envolviam a reacção a transgressões (Wark & Krebs, 1996). Estes resultados são discutidos considerando a necessidade de organizações socialmente responsáveis e orientadas por princípios éticos reconhecerem as experiências morais e as percepções de justiça dos seus trabalhadores.

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Publicado

2011-07-01

Como Citar

Santos, A. V., & Valentim, J. P. (2011). Procedural Justice Rules in Teachers’ Moral Dilemmas at Work. Psychologica, (55), p. 315-331. https://doi.org/10.14195/1647-8606_55_16

Edição

Secção

Artigos