Propriedades psicométricas da escala de avaliação das competências no desenvolvimento infantil II - schedule of growing skills II (SGS II): Versão Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8606_60-1_1Palavras-chave:
desenvolvimento psicomotor, crianças, avaliação, propriedades psicométricas, fiabilidadeResumo
A segunda versão da Escala de Avaliação das Competências no Desenvolvimento Infantil Schedule of Growing Skills (SGS-II) foi padronizada no Reino Unido, utilizando uma amostra de 348 crianças, dos 0 aos 5 anos. A escala avalia dez áreas de desenvolvimento psicomotor em 14 faixas etárias. A versão em Português da SGS-II foi publicada em 2003, reeditada em 2011 e em 2012, sem avaliação das qualidades psicométricas. O objetivo deste estudo foi avaliar as qualidades psicométricas da versão portuguesa, comparando- -as com os resultados da versão original. Uma amostra de 364 crianças portuguesas, 193 meninos e 172 meninas, com idade média de 34.45 meses (±18.62) foi avaliada com a SGS-II. Os resultados mostraram que a versão portuguesa da SGS-II tem propriedades psicométricas adequadas ao rastreio do desenvolvimento infantil, com coeficientes de consistência interna adequados e excelentes (≥0.7), sendo semelhantes aos obtidos a partir dos estudos de confiabilidade realizados na versão inglesa.
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