Propriedades psicométricas da escala de avaliação das competências no desenvolvimento infantil II - schedule of growing skills II (SGS II): Versão Portuguesa

  • Carla Afonso Varajidás Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Magda Machado Editora Hogrefe
  • Maria Paula Mota Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Rui Martins Faculdade de Motricidade Humana
  • Maria Carmo Lisboa Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Isabel Soares Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Susana Sousa Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • José Carlos Leitão Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Palavras-chave: desenvolvimento psicomotor, crianças, avaliação, propriedades psicométricas, fiabilidade

Resumo

A segunda versão da Escala de Avaliação das Competências no Desenvolvimento Infantil Schedule of Growing Skills (SGS-II) foi padronizada no Reino Unido, utilizando uma amostra de 348 crianças, dos 0 aos 5 anos. A escala avalia dez áreas de desenvolvimento psicomotor em 14 faixas etárias. A versão em Português da SGS-II foi publicada em 2003, reeditada em 2011 e em 2012, sem avaliação das qualidades psicométricas. O objetivo deste estudo foi avaliar as qualidades psicométricas da versão portuguesa, comparando- -as com os resultados da versão original. Uma amostra de 364 crianças portuguesas, 193 meninos e 172 meninas, com idade média de 34.45 meses (±18.62) foi avaliada com a SGS-II. Os resultados mostraram que a versão portuguesa da SGS-II tem propriedades psicométricas adequadas ao rastreio do desenvolvimento infantil, com coeficientes de consistência interna adequados e excelentes (≥0.7), sendo semelhantes aos obtidos a partir dos estudos de confiabilidade realizados na versão inglesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-07-17
Como Citar
Varajidás, C. A., Machado, M., Mota, M. P., Martins, R., Lisboa, M. C., Soares, I., Sousa, S., & Leitão, J. C. (2017). Propriedades psicométricas da escala de avaliação das competências no desenvolvimento infantil II - schedule of growing skills II (SGS II): Versão Portuguesa. Psychologica, 60(1), 7-18. https://doi.org/10.14195/1647-8606_60-1_1
Secção
Artigos