Enriquecimento Escola-Família e Família-Escola em Mulheres a Frequentar Formação Pós-Secundária

Autores

  • Cláudia Andrade College of Education, Polytechnic of Coimbra
  • Tricia van Rhijn Department of Family Relations and Applied Nutrition
  • Marisa Matias Faculty of Psychology and Educational Sciences, Center for Psychology, University of Porto

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_60-2_6

Palavras-chave:

enriquecimento família-escola, enriquecimento escola-família, mestria, satisfação com o papel, equilíbrio de papéis, estudantes não-tradicionais

Resumo

Um número crescente de mães tem vindo a enveredar por uma formação ao nível do ensino superior, distinguindo-se da população que mais comummente frequenta estes níveis de ensino, dada a necessidade de combinar os estudos com outros papéis sociais. O desempenho de múltiplos papéis tem sido debatido como essencialmente conflituoso, contudo, há evidências que o desempenho concomitante de papéis pode ser enriquecedor e que estas estudantes não-tradicionais poderão estar particularmente sensíveis a estes benefícios. Neste estudo testamos um modelo de enriquecimento na direção escola-família e na direção família-escola, em que as dimensões associadas à escola (experiências de mestria, baixa exclusão da vida escolar, satisfação com os estudos e equilíbrio na relação escola-família) foram vistas como antecedentes do enriquecimento escola-família e em que dimensões familiares (satisfação familiar e equilíbrio na relação família-escola) foram vistas como antecedentes do enriquecimento na direção família-escola. O modelo de pistas foi testado junto de 88 estudantes mães inscritas num programa de formação pós-laboral na universidade. O modelo demonstrou um bom ajustamento aos dados tendo-se verificado que as duas direções de enriquecimento coexistem. As experiências de mestria e baixos níveis de exclusão da vida escolar associaram-se ao enriquecimento na direção escola-família, enquanto perceções de equilíbrio na relação entre a família e a escola se associaram ao enriquecimento na direção oposta (família-escola). Estes resultados permitem melhor compreender o modo como estas estudantes do ensino superior vivenciam a articulação entre os seus diferentes papéis, salientando-se os aspetos positivos desta interface entre papéis familiares e académicos.

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Publicado

2017-12-13

Como Citar

Andrade, C., Rhijn, T. van, & Matias, M. (2017). Enriquecimento Escola-Família e Família-Escola em Mulheres a Frequentar Formação Pós-Secundária. Psychologica, 60(2), 101-116. https://doi.org/10.14195/1647-8606_60-2_6

Edição

Secção

Artigos