Acompanhando a inovação organizacional pela investigação: o caso da avaliação de desempenho de diretores de escola italianos
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8606_62-1_7Palavras-chave:
Diretores de Escolas Italianas; desempenho; avaliação; INVALSIResumo
Em 2015, o parlamento italiano aprovou a lei nº 107, denominada “La Buona Scuola” (“A Boa Escola”), com o objetivo de impulsionar a qualidade dos processos organizacionais nas escolas. Entre eles, um dos mais inovadores foi a introdução de um procedimento de avaliação de desempenho para os quase 7 mil diretores de escolas públicas italianas, do ensino primário ao universitário.
Já desde 2000 que o estatuto legal dos diretores de escolas no sistema público ficou definido para o nível de gestão. No entanto, nenhuma avaliação formal de desempenho foi antes realmente realizada.
Em 2016, a INVALSI (a agência governamental para a avaliação do sistema nacional de educação - http://www.invalsi.it/invalsi/index.php) foi instruída no sentido de formular um projeto com o objetivo de: i) traduzir em procedimentos organizacionais concretos; os objetivos ditados pela lei; ii) treinar as equipes de avaliação necessárias; iii) monitorizar, por meio de um desenho de investigação apropriado, os resultados da nova avaliação de desempenho.
Este artigo descreve e discute o programa de formação para avaliadores, o desenho da investigação e alguns resultados preliminares.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.