Relação entre variáveis sociodemográficas e do percurso escolar e a adaptabilidade de carreira de estudantes do ensino secundário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_63-1_5

Palavras-chave:

desenvolvimento vocacional, ensino secundário, adolescência, Career Adaptabilities Scale, adaptabilidade.

Resumo

Neste estudo, analisámos a relação entre a adaptabilidade de carreira, expressa nas dimensões Preocupação, Controlo, Confiança e Curiosidade, e um conjunto de variáveis sociodemográficas (sexo, zona de residência, educação parental) e do percurso escolar (média de classificações, retenções, participação em atividades extracurriculares). Testámos ainda a relação entre a participação prévia reportada em atividades de carreira e a realização de atividades ocupacionais, e a adaptabilidade de carreira. Participaram no estudo 201 estudantes do ensino secundário, com idades compreendidas os 16 e os 23 anos (M = 17.56, DP = 0.89). Os instrumentos foram um questionário sociodemográfico e escolar e a versão Portuguesa da Career Adapt-Abilities Scale. Os resultados não mostraram um efeito global das variáveis sociodemográficas na adaptabilidade de carreira, com a exceção de um efeito de pequena magnitude da área de residência (rural) no Controlo; e um efeito de pequena magnitude do sexo (feminino) na Preocupação. Verificou-se uma associação entre o desempenho escolar (moderado na média das classificações; fraco no caso das retenções) e a adaptabilidade de carreira. A participação prévia em atividades de educação e desenvolvimento de carreira, ou a realização de atividades ocupacionais, não se associaram à adaptabilidade de carreira com a presente amostra.

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Biografias Autor

Elsa Maria Fernandes, Secretaria Regional de Educação da Madeira, Madeira, Portugal.

Licenciada em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Filosofia de Braga, é professora de Filosofia do Quadro de Zona Único da Região Autónoma da Madeira. Possui Licenciatura e Mestrado em Psicologia de Educação pela Universidade da Madeira.

Renato Gomes Carvalho, Secretaria Regional de Educação da Madeira, Madeira, Portugal.

Renato Gomes Carvalho é Doutorado em Psicologia pela Universidade de Lisboa, desde 2012. Exerce funções como psicólogo na Secretaria Regional de Educação desde 2005, foi formador no setor privado, docente universitário e membro do Centro de Investigação em Ciência Psicológica na Universidade de Lisboa. É Presidente desde Dezembro de 2016 da Direção Regional da Madeira da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), tendo sido Vogal entre 2013 e 2016. No âmbito da sua atividade profissional e de investigação, tem-se dedicado às áreas da avaliação psicológica e ao counseling, sobretudo de carreira e com adolescentes e jovens adultos, bem como à formação e desenvolvimento e consultoria. É autor de programas de intervenção e de vários artigos em publicações científicas internacionais, onde também é revisor. É Psicólogo Especialista OPP em Psicologia Clínica e da Saúde, em Psicologia da Educação, e em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento de Carreira.

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Publicado

2020-07-28

Como Citar

Fernandes, E. M., & Carvalho, R. G. (2020). Relação entre variáveis sociodemográficas e do percurso escolar e a adaptabilidade de carreira de estudantes do ensino secundário. Psychologica, 63(1), 83-100. https://doi.org/10.14195/1647-8606_63-1_5

Edição

Secção

Artigos