O impacto de um protocolo transdiagnóstico de prevenção de ansiedade e depressão em adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8606_63-2_3Palavras-chave:
transdiagnóstico, ansiedade, depressão, adolescentes, cognitivo-comportamentalResumo
O presente estudo explorou a eficácia do programa transdiagnóstico de prevenção, Super Skills for Life – versão adolescente (SSL-A), em adolescentes com problemas internalizantes e externalizantes em dois tipos de escolas (escolas públicas convencionais e pupil referral units) usando um estudo randomizado controlado com lista de espera (RCT). Os objetivos principais consistiram em examinar os efeitos do SSL-A na redução de problemas internalizantes e externalizantes em adolescentes, e identificar o papel moderador do género, idade e tipo de escola nos resultados da intervenção. O RCT envolveu 112 adolescentes, entre os 11 e os 14 anos, distribuídos aleatoriamente para o grupo de intervenção SSL-A ou para o grupo de lista de espera. Os adolescentes do grupo de intervenção participaram imediatamente no programa SSL-A, enquanto os adolescentes do grupo de espera receberam a intervenção após o grupo de intervenção ter completado a avaliação do seguimento de seis meses. Os resultados mostraram que os problemas de internalização e externalização foram significativamente reduzidos do pré-teste para as avaliações de seguimento. O género, a idade e o tipo de escola moderaram os resultados da intervenção. Mais especificamente, rapazes, adolescentes mais novos e adolescentes de escolas convencionais mostraram uma redução significativa de problemas internalizantes e externalizantes ao longo do tempo. Embora o SSL tenha sido desenhado para os problemas de internalização, este estudo mostrou que o programa também teve efeitos positivos nos adolescentes com problemas de internalização e externalização.
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