Avaliando a Estabilidade de Testes Cognitivos e de Atenção Informatizados

Um Estudo de Fiabilidade Teste-Retestes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_68_7

Palavras-chave:

atenção, avaliação cognitiva, fiabilidade teste-reteste, testes cognitivos informatizados, CogniFit

Resumo

Este estudo avalia a fiabilidade teste-reteste de quatro testes cognitivos informatizados, concebidos para medir a atenção seletiva, a atenção sustentada, a pesquisa visual e a varredura visual. A amostra consistiu em 39 adultos jovens que completaram as versões informatizadas do Trail Making Test, Visual Search Test, Sustained Attention to Response Test e Selective Attention Test, desenvolvidos pela CogniFit Inc., ao longo de três sessões. O estudo incluiu duas comparações: teste-reteste em dias diferentes e teste-reteste imediato no mesmo dia. Os resultados indicaram resultados consistentes entre as sessões para todos os testes, exceto em certas variáveis, onde a repetição imediata provavelmente induziu efeitos de aprendizagem, e em variáveis não cruciais para a tarefa. Estes achados apoiam a fiabilidade dos testes em intervalos curtos, em consonância com investigações anteriores sobre avaliações cognitivas. O estudo sublinha a utilidade destes testes como ferramentas fiáveis e acessíveis para uma ampla aplicação. Pesquisas futuras deverão examinar intervalos mais longos e populações diversificadas para validar ainda mais a sua fiabilidade. 

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Publicado

2025-10-01

Como Citar

Lira-Delcore, A., L. Tapia, J., & Duñabeitia, J. A. (2025). Avaliando a Estabilidade de Testes Cognitivos e de Atenção Informatizados: Um Estudo de Fiabilidade Teste-Retestes. Psychologica, 68, e068007. https://doi.org/10.14195/1647-8606_68_7

Edição

Secção

Artigos