Teoria da Mente e Desenvolvimento Sócio-cognitivo ao longo da Infância e Idade Pré-escolar

Autores

  • Carla Martins Universidade do Minho, Departamento de Psicologia
  • Ana Osório Universidade do Minho, Departamento de Psicologia
  • Ana Macedo University of London, Royal Holloway

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_49_2

Palavras-chave:

Teoria da Mente, Desenvolvimento sócio-cognitivo, Infância, Autismo

Resumo

A Teoria da Mente constitui um marco no desenvolvimento sócio-cognitivo que emerge em idade pré-escolar e se traduz não só na capacidade para atribuir estados mentais - pensamentos, crenças e sentimentos - a si mesmo e aos outros, como também de prever e explicar o comportamento e pensamento dos outros por referência a esses mesmos estados mentais. Diferenças observadas ao nível da idade de aquisição da teoria da mente suscitaram o interesse científico para o estudo de eventuais facilitadores contextuais do desenvolvimento sócio-cognitivo na infância, destacando-se, entre eles, a segurança da vinculação, o discurso materno e a interacção com os irmãos. Uma questão que permanece em aberto é a da relação entre teoria da mente e desenvolvimento da linguagem. O autismo parece constituir um caso especial de ausência da teoria da mente.

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Publicado

2008-06-28

Como Citar

Martins, C., Osório, A., & Macedo, A. (2008). Teoria da Mente e Desenvolvimento Sócio-cognitivo ao longo da Infância e Idade Pré-escolar. Psychologica, 49, 8–28. https://doi.org/10.14195/1647-8606_49_2