Inventário de Envolvimento Académico em Estudantes do Ensino Superior
Estudo preliminar de validação e fiabilidade numa amostra de estudantes maiores de 23 anos
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8606_65_1Palavras-chave:
envolvimento académico, estudantes Maiores de 23 anos, ensino superior, análise fatorial confirmatória, invariância de medidaResumo
O Inventário de Envolvimento Académico em Estudantes do Ensino Superior (ES) avalia o envolvimento académico nas dimensões comportamental, cognitiva e emocional. Este estudo, com 249 estudantes, visa contribuir para a sua validação em estudantes do ES português que ingressam pela via dos Maiores de 23 anos. A análise fatorial confirmatória evidenciou uma estrutura tri-fatorial. A inexistência de validade discriminante entre duas dimensões e as elevadas correlações entre os três fatores sugeriram um modelo de segunda ordem, que apresentou ajustamento e fiabilidade adequados. Observou-se, ainda, a invariância de medida do modelo de segunda ordem entre sexos e entre os estudantes que entraram no ES pela empregabilidade e os restantes. Estes resultados são promissores, sugerindo futuras investigações.
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