Inventário de Envolvimento Académico em Estudantes do Ensino Superior

Estudo preliminar de validação e fiabilidade numa amostra de estudantes maiores de 23 anos

Autores

  • Cláudia Sousa Universidade Lusófona do Porto, Porto, Portugal.
  • Rita Barros RECI (Research in Education and Community Intervention) – Instituto Piaget, Lisboa, Portugal; CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto, Portugal.
  • Angélica Monteiro CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_65_1

Palavras-chave:

envolvimento académico, estudantes Maiores de 23 anos, ensino superior, análise fatorial confirmatória, invariância de medida

Resumo

O Inventário de Envolvimento Académico em Estudantes do Ensino Superior (ES) avalia o envolvimento académico nas dimensões comportamental, cognitiva e emocional. Este estudo, com 249 estudantes, visa contribuir para a sua validação em estudantes do ES português que ingressam pela via dos Maiores de 23 anos. A análise fatorial confirmatória evidenciou uma estrutura tri-fatorial. A inexistência de validade discriminante entre duas dimensões e as elevadas correlações entre os três fatores sugeriram um modelo de segunda ordem, que apresentou ajustamento e fiabilidade adequados. Observou-se, ainda, a invariância de medida do modelo de segunda ordem entre sexos e entre os estudantes que entraram no ES pela empregabilidade e os restantes. Estes resultados são promissores, sugerindo futuras investigações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2022-09-19

Como Citar

Sousa, C., Barros, R., & Monteiro, A. (2022). Inventário de Envolvimento Académico em Estudantes do Ensino Superior: Estudo preliminar de validação e fiabilidade numa amostra de estudantes maiores de 23 anos. Psychologica, 65, e065001. https://doi.org/10.14195/1647-8606_65_1

Edição

Secção

Artigos