Sigilografia eclesiástica na República Checa – ponto da situação, temas e perspetivas

Resumo

A sigilografia é considerada na República Checa uma disciplina académica tradicional. A história deste campo mostra, contudo, que necessita ainda de acolher a produção de um trabalho seminal e de longo alcance. Em tempos mais recuados, a sigilografia eclesiástica foi largamente negligenciada, tendo conhecido
poucos desenvolvimentos até há poucas décadas. Os primeiros estudos analíticos estão a surgir agora, procurando interpretar os materiais sigilográficos num contexto histórico mais alargado. Os investigadores estão também a virar a sua atenção para os materiais da Época Moderna, que dão lugar a dificuldades terminológicas e metodológicas específicas. Este estudo oferece um breve esboço do desenvolvimento da sigilografia na República Checa, em particular da sigilografia eclesiástica. São descritos os objetivos da investigação e as questões colocadas neste campo concreto, e esboçam‑se as soluções propostas.

Palavras-chave

Sigilografia, Sigilografia eclesiástica, Sigilografia Moderna, Ciências históricas, Boémia

  • Resumo visualizado = 6 vezes
  • PDF visualizado = 10 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-01-03
Como Citar
BOLOM-KOTARI, Martina. Sigilografia eclesiástica na República Checa – ponto da situação, temas e perspetivas. Revista Portuguesa de História, [S.l.], v. 49, p. 13-30, jan. 2019. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/rph/article/view/6129>. Acesso em: 26 jun. 2019.
Secção
Artigos