Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.

Instruções para Autores

Normas

Normas para aceitação de textos

Os artigos propostos devem ser originais e remetidos pelos autores à/ao coordenador do volume, numa das seguintes línguas: português, castelhano, inglês, francês, italiano, galego ou catalão.

Os artigos propostos para publicação serão sujeitos a apreciação por parte de dois especialistas externos, em processo dirigido pelo coordenador do número da Revista e acompanhado pelo Diretor e Conselho Editorial, prevendo-se a possibilidade de ser sugerida ao autor a reformulação do texto original com vista à sua publicação.

Cada artigo não deverá exceder 50.000 caracteres (incluindo espaços em branco), deverá ser acompanhado de um resumo com um limite máximo de 200 palavras e por um conjunto de palavras chave (mínimo 3, máximo 5). O resumo e as palavras chave devem ser apresentados em duplicado: na língua original do texto e em inglês.

Os artigos deverão ser remetidos em ficheiro Word, no qual, na primeira página devem ser claramente explicitados os seguintes dados: nome do autor, filiação académica (máximo de 2 instituições), ORCID, endereço postal, endereço eletrónico e telefone.

Gráficos, tabelas e eventuais ilustrações devem ser remetidos em ficheiros autónomos, com indicação no texto do local onde devem ser inseridos. Cabe ao autor a responsabilidade de obter a competente autorização para a publicação de imagens sujeitas a direitos de autoria.

As referências bibliográficas e arquivísticas devem ser normalizadas de acordo com os seguintes exemplos, e fornecidas em notas de rodapé no final de cada página:

Monografias:
Georges Gusdorf, Les principes de la pensée au Siècle des Lumières, Paris, Payot, 1971.

Obras colectivas:
Marta Tienda and B. Grusky (ed.), Social stratification: class, race, and gender in sociological perspective, Boulder; San Francisco; Oxford, Westview Press, 1994.

Capítulos em monografias:
Anthony Giddens, “Elites and power” in Marta Tienda and B. Grusky (ed.), Social stratification: class, race, and gender in sociological perspective, Boulder; San Francisco; Oxford, Westview Press, 1994, p. 170-174.

Artigos em publicações periódicas:
Fernando Bouza Alvarez, “Lisboa sózinha quase viúva. A cidade e a mudança da corte no Portugal dos Filipes”, Penélope. Fazer e desfazer a História, 13 (1994), p. 71-93.

Artigos ou textos na WEB:

Ruth, Schilling, “Homagium or Hospitality?: The Struggle for Political Representation in Bremen around 1600”, Eras. School of Historical Studies on-line Journal (2003), (http://www.arts.monash.edu.au/eras/edition_5/schillingarticle.htm, consultado em 2007.09.12).

Manuscritos:

Instituto Arquivos Nacionais/Torre do Tombo (Lisboa), Ministério do Reino, Livro 234, fl. 23.

A partir da segunda citação da mesma obra deve usar-se um sistema simplificado. Exemplos: Georges Gusdorf, Les principes..., cit., p. 89; Fernando Bouza Alvarez, Lisboa sózinha..., cit., p. 90.

Serão enviadas aos autores provas tipográficas para correção. Não se aceitarão alterações superiores a 10% do texto original.

Uma vez publicado o artigo, cada autor receberá gratuitamente um exemplar da Revista.

Para qualquer dúvida ou esclarecimento contactar o Diretor da Revista ou o coordenador do respetivo número.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.