Transcrições em linha: e‑learning de Paleografia em arquivos europeus

Resumo

A paleografia, ciência que, na sua vertente prática, se dedica ao ensino da leitura de manuscritos antigos, independentemente da sua língua, esteve tradicionalmente associada aos cursos de História e Ciências Documentais, confinada aos bancos académicos, e vista como ciência auxiliar. É no âmbito dos projetos de crowdsourcing de transcrições documentais que vemos surgir manuais e cursos de paleografia on‑line. O presente trabalho procura identificar a oferta formativa on‑line de cursos de paleografia medieval e moderna, em particular promovida por arquivos locais e regionais portugueses, espanhóis, ingleses e franceses associados a esses projetos. Pretende‑se entender como a paleografia de leitura é desenvolvida pelos arquivos, perceber que normas são utilizadas, quem faz manuais de transcrição, a que grupo se dirigem em particular, que tipologias documentais são mais disponibilizadas, periodicidade do curso / disponibilização das imagens para transcrição, e, por fim, perceber o que acontece com as transcrições. Conclui‑se com uma análise sobre a contribuição destes projetos para o desenvolvimento da paleografia de leitura, e, de uma forma mais genérica, para a história da cultura gráfica.

Palavras-chave

Transcrições, Arquivos públicos, História da Escrita

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Publicado
2019-01-03
Como Citar
BORGES, Leonor Calvão; SILVA, Ana Margarida Dias da. Transcrições em linha: e‑learning de Paleografia em arquivos europeus. Revista Portuguesa de História, [S.l.], v. 49, p. 31-54, jan. 2019. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/rph/article/view/6130>. Acesso em: 17 ago. 2019.
Secção
Artigos