Arquivística Histórica e arquivos de família, entre História e Ciência arquivística. Reflexões sobre um percurso científico e académico

Resumo

Neste artigo apresenta-se a área de estudo da Arquivística Histórica, situada na confluência da História com a Arquivística, e expõem-se as circunstâncias do seu desenvolvimento, de forma informativa, mas também reflexiva e crítica. Após uma primeira parte em que se trata do conceito que dá nome à área, descrevem-se as várias atividades que nela têm sido realizadas no âmbito do programa ARQFAM, e apresentam-se as investigações doutorais realizadas e em curso sobre arquivos de família na Europa de Antigo Regime, visando esboçar uma primeira síntese a partir delas.

Palavras-chave

Arquivística Histórica, arquivos de família, História, Ciência Arquivística

  • Resumo visualizado = 17 vezes
  • PDF visualizado = 28 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-01-03
Como Citar
ROSA, Maria de Lurdes; NÓVOA, Rita Sampaio da. Arquivística Histórica e arquivos de família, entre História e Ciência arquivística. Reflexões sobre um percurso científico e académico. Revista Portuguesa de História, [S.l.], v. 49, p. 97-119, jan. 2019. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/rph/article/view/6132>. Acesso em: 26 jun. 2019.
Secção
Artigos