A Metrologia em Portugal em Finais do Século XVIII e a “Memória sobre Pesos e Medidas” de José de Abreu Bacelar Chichorro (1795)

Resumo

Neste artigo, contextualiza‑se e transcreve‑se integralmente a Memória sobre Pesos e Medidas elaborada em 1795 por José de Abreu Bacelar Chichorro, ministro das demarcações das comarcas da Estremadura. Para além de ser um dos mais antigos estudos sobre a metrologia portuguesa, esta memória contém também a primeira proposta de adoção do sistema métrico decimal em Portugal. A proposta não teve consequências imediatas. No entanto, o plano de adoção do sistema decimal, proposto por uma comissão especializada passadas quase duas décadas, que viria a ser aprovado pelo Príncipe Regente em 1814, segue a proposta de Chichorro no essencial.

Palavras-chave

Metrologia histórica, Sistema Métrico Decimal, rainha D. Maria I, José de Abreu Bacelar Chichorro

  • Resumo visualizado = 36 vezes
  • PDF visualizado = 54 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-01-03
Como Citar
LOPES, Luís Seabra. A Metrologia em Portugal em Finais do Século XVIII e a “Memória sobre Pesos e Medidas” de José de Abreu Bacelar Chichorro (1795). Revista Portuguesa de História, [S.l.], v. 49, p. 157-188, jan. 2019. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/rph/article/view/6135>. Acesso em: 17 ago. 2019.
Secção
Artigos