As mediáticas “mãos criminosas dos incendiários” e algumas das “lições dos fogos florestais de 2005”, em álbum fotográfico. Contributo para a desmistificação dos incêndios florestais em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-7723_13_6Palavras-chave:
Incêndios florestais, ordenamento do território, gestão florestal, meios aéreos.Resumo
O ano de 2005, o segundo de pior memória em termos de incêndios florestais, foi pródigo em notícias que, frequentemente, deturparam a veracidade dos factos.
Com o objectivo de contrariar essa tendência e de revelar algumas das facetas menos conhecidas dos incêndios florestais, tecem-se algumas considerações gerais sobre quatro dos aspectos analisados, embora qualquer um deles possa vir a merecer investigação mais aprofundada no futuro.
Houve a preocupação de deixar claramente documentadas através de imagens a generalidade das situações descritas, razão pela qual a ilustração é mais abundante do que habitualmente.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.