Simulação das inundações do tsunami 1755 no algarve (sul de Portugal): estudo de caso de Portimão
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-7723_14_3Palavras-chave:
Sismo de 1755, tsunami, Algarve, catástrofe, simulação, sistemas de informação geográfica (SIG), planeamento de emergência, avaliação de impactes.Resumo
O terramoto de 1 de Novembro de 1755 continua a ser o mais poderoso e destrutivo que afectou a Europa. Apesar de ter ficado associado a Lisboa, uma das mais importantes cidades europeias nessa época, este sismo originou um número de vítimas e um cenário de destruição igual, senão mesmo superior, no Algarve, onde a intensidade sísmica foi estimada em IX-X na escala de Mercalli. Alguns minutos depois um tsunami aumentou a dimensão da catástrofe. Recorrendo a técnicas simples de simulação, estimaram-se os potenciais impactes da repetição nos nossos dias de um tsunami semelhante ao de 1755, na área de Portimão.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.