Luanda e os seus dois arcos complexos de vulnerabilidade e risco: o das restingas e ilhas baixas e o das escarpas abarracadas

  • llidio do Amaral Universidade de Lisboa
Palavras-chave: Luanda (Angola), geomorfologia, restingas e ilhas, escarpas, barrocas, vulnerabilidade, riscos naturais, acções humanas, gestão de riscos.

Resumo

Luanda e os seus dois arcos complexos de vulnerabilidade e risco: das restingas longas e ilhas baixas de areias siliciosas, e das escarpas moldadas em camadas sedimentares brandas com algumas intercalações de rochas mais resistentes, densamente abarrocadas. Clima caracterizado pela alternância de um período curto de chuvas fortes nos meses mais quentes, os primeiros do ano, e de um longo período seco, com meses menos quentes (cacimba); vegetação do tipo savana acusando ambiência de semi-aridez, bem representada sobre as areias vermelhas que cobrem o planalto. Modificações naturais e perturbações resultantes de intervenções humanas. A necessidade de medidas correctas para o acompanhamento e minoração dos efeitos negativos da erosão marinha e da erosão terrestre.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2002-09-15
Edição
Secção
Artigos