Desenvolvimento de competências para o risco através de questões problema. Um estudo de caso na educação escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-7723_29-1_2

Palavras-chave:

Questão-problema,, alterações climáticas,, globalização, onhecimento científico, educação para o risco

Resumo

Na problemática atual de alterações climáticas, em que o aquecimento global é aceite, o paradigma da sobrevivência do ser humano face a alteração do ambiente térmico de um ecossistema deve ser valorizado e cabe à escola formar cidadãos para a nova realidade que se avizinha. A escola através de um ensino eficaz, deverá preparar profissionais com atributos fundamentais: coragem, inovação e comunicação. Neste artigo relata-se um estudo de caso, na área da Física Aplicada em termos de risco, realizado numa Escola Superior de Ensino para alunos com uma formação profissional de base. A metodologia aplicada foi alicerçada na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas num contexto Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente em que cada questão problema era vivenciada pelos alunos. Esta estratégia de ensino foi avaliada através da aplicação de um questionário. Os resultados obtidos mostraram inequivocamente que a estratégia usada foi eficaz na formação dos alunos.

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Publicado

2021-12-17