Para uma cultura dos riscos
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-7723_10_8Palavras-chave:
Cultura do risco, riscos, segurança, prevenção, educação-formação, cidadania, mudança, ciências cindínicas, ambiente, perigo, organização.Resumo
Num mundo em transformação acelerada, aos níveis económico, tecnológico e sócio-cultural, donde emergem novos riscos e novas prioridades de abordagem, é fundamental criar mecanismos que motivem e reforcem a cultura de segurança como direito e dever de cidadania. A mobilização dos cidadãos para a problemática da prevenção dos riscos, de qualquer natureza, é condição fundamental para a promoção do bem-estar e qualidade de vida em sociedade. Porque o risco está hoje na centralidade da vida moderna, a sociedade do risco não é uma opção, mas é possível, com esforço de todos, promover uma sociedade com mais prevenção, segurança, saúde e qualidade de vida.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.