VULNERABILIDADE ESCOLAR FRENTE A DESASTRES NO BRASIL

Resumo

Este trabalho teve por objetivo apresentar um diagnóstico da situação de vulnerabilidade das escolas perante desastres socioambientais no Brasil. Foi possível identificar cinco tipologias principais de impacto: sobre a integridade física das pessoas, sobre a rotina da escola por mudança de uso e ocupação em situação de desastre, sobre a estrutura física do edifício, sobre os materiais e equipamentos escolares e sobre o exercício educativo propriamente dito. Por fim, ressalta-se que os formuladores de políticas e os gestores da área de gestão de riscos e de desastres precisam envolver o setor educativo na formulação de políticas para reduzir sua própria vulnerabilidade.

Palavras-chave

Desastres, vulnerabilidade, escolas, educação, redução do risco

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Publicado
2018-01-25
Como Citar
MARCHEZINI, Victor; AGUILAR MUÑOZ, Viviana; TRAJBER, Rachel. VULNERABILIDADE ESCOLAR FRENTE A DESASTRES NO BRASIL. Territorium, [S.l.], n. 25(II), p. 161-178, jan. 2018. ISSN 1647-7723. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/territorium/article/view/4549>. Acesso em: 16 nov. 2018.
Secção
Artigos