Apollonius and the Golden Fleece: A neo-mythological screen legacy
DOI:
https://doi.org/10.14195/1984-249X_22_13Palavras-chave:
Golden Fleece, Apollonius, Jason, Medea, filmsResumo
A number of ancient poets and painters described or showed the Golden Fleece, one of the most intriguing supernatural objects in classical myth. But the poets were not as specific as their modern readers may wish. By contrast, cinema and television show the Fleece in all its specific aspects. Moving-image adaptations of classical myths always change their sources, a phenomenon usefully termed “neo-mythologism,” but they display the Fleece to good effect, if often in a variety of recreations. The seven European and American films examined here show us why the Fleece deserves the Homeric epithet thauma idesthai.
Downloads
Referências
BOYLE, A. J. (2014) (ed. tr. comm.). Seneca: Medea. Oxford, Oxford University Press.
BRASWELL, B. K. (1988). A Commentary on the Fourth Pythian Ode of Pindar. Berlin, De Gruyter.
BUXTON, R. (1999) (ed.). From Myth to Reason? Studies in the Development of Greek Thought. Oxford, Oxford University Press, rpt. 2001.
ELLEY, D. (1984). The Epic Film: Myth and History. London, Routledge & Kegan Paul.
FRÄNKEL, H. (1968). Noten zu den Argonautika des Apollonios. Munich, Beck.
GREEN, P. (2007) (tr. and comm.). Argonautika by Apollonios Rhodios. Expanded ed. Berkeley, University of California Press.
HARRYHAUSEN, R. (1981). Film Fantasy Scrapbook. 3rd ed. London, Tantivy Press/San Diego: Barnes.
HARRYHAUSEN, R.; T. DALTON (2003/2004). Ray Harryhausen: An Animated Life. London: Aurum Press/New York, Billboard Books.
HARRYHAUSEN, R.; T. DALTON (2005/2006). The Art of Ray Harryhausen. London, Aurum Press/ New York, Billboard Books.
HARRYHAUSEN, R.; T. DALTON (2008). A Cen- tury of Stop Motion Animation: From Méliès to Aardman. London, Aurum Press/New York: Billboard Books.
HAWES, G. (2014). Rationalizing Myth in Antiq- uity. Oxford, Oxford University Press, 2014. https:// doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199672776.001.0001
HUNTER, R. (2015) (ed. and comm.). Apollonius of Rhodes: Argonautica Book IV. Cambridge, Cambridge University Press.
LEPROHON, P. (1972). The Italian Cinema. Tr. R. Greaves and O. Stallybrass. New York, Praeger.
LOURCELLES, J.; S. MIZRAHI (1963). Entretien avec Riccardo Freda. Présence du cinéma 17, p. 11-30.
MOURLET, M.; P. AGDE (1961). Entretien avec Vittorio Cottafavi. Présence du cinéma 9, p. 5-28.
NEILS, J. (1990). Iason. Lexicon Iconographicum Mythologiae Classicae, 5.1, p. 629-638.
NESTLE, W. (1940). Vom Mythos zum Logos: Die Selbstentfaltung des griechischen Denkens von Homer bis auf die Sophistik und Sokrates. Stuttgart, Kröner. 2nd ed. 1942; several rpts.
NISETICH, F. (1980) (tr.). Pindar’s Victory Songs. Baltimore, Johns Hopkins University Press.
SCHEFOLD, K.; F. JUNG (1989). Die Sagen von den Argonauten, von Theben und Troia in der klassischen und hellenistischen Kunst. Munich, Hirmer.
SEGAL, C. (1986). Pindar’s Mythmaking: The Fourth Pythian Ode. Princeton, Princeton University Press.
SLAVITT, D. R. (1999) (tr.). The Voyage of the Argo. Baltimore, Johns Hopkins University Press.
WINKLER, M. M. (2007). Greek Myth on the Screen. In WOODARD, R. D. (ed.). The Cambridge Companion to Greek Mythology. Cambridge: Cam- bridge University Press, p. 453-479. https://doi. org/10.1017/CCOL9780521845205.018
WINKLER, M. M. (2009). Cinema and Classical Texts: Apollo’s New Light. Cambridge, Cambridge University Press; rpt. 2012. https://doi.org/10.1017/ CBO9780511575723
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Martin M. Winkler

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dado o acesso público desta revista, os textos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista. O conteúdo das publicações é de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
1. Os autores autorizam a publicação do artigo na revista.
2. Os autores garantem que a contribuição é original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
3. Os autores garantem que a contribuição que não está em processo de avaliação em outras revistas.
4. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution License-BY.
5. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
6. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
7. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.