A busca do bem distintivo do homem — Ethica Eudemia 1217a18-40
DOI:
https://doi.org/10.14195/1984-249X_20_11Palavras-chave:
Ética Eudêmia, eudaimonia, bem humano, ação, deusResumo
O artigo examina a discussão a respeito do bem hu-mano no capítulo VII do primeiro livro da Ética Eudêmia. In-teressa em particular a coexistência, no texto, de duas caracte-rísticas do bem humano: a sua peculiaridade, de um lado, que reside não apenas no quali(cativo ‘humano’ (anthropinon), mas também na atribuição desse bem ao domínio das ações (a atividade que distingue os humanos dos demais entes), e, de outro lado, a sua inserção em uma escala contendo os bens característicos de outros entes, como deus e os demais entes animados. A divindade opera como critério da distinção entre bens eudaimônicos - pertencentes aos entes cuja natureza im-plica participação no divino, entre eles o humano – e bens não eudaimônicos, característicos dos entes desprovidos dessa par-ticipação. Recorrendo a outras passagens da própria Ética Eu-dêmia, bem como de outros textos do corpus, o artigo defende que as duas características do bem humano apresentado em EEI.7 prenunciam uma importante diferença entre os dois tratados de Aristóteles sobre a eudaimonia: enquanto a Ética a Nicômacoenfatiza a contemplação como atividade que manifesta a parti-cipação do homem no divino, a Ética Eudêmia põe em relevo as ações virtuosas como atividade humana relacionada ao divino.
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