A reminiscência no Fédon
DOI:
https://doi.org/10.14195/1984-249X_18_1Palavras-chave:
Platão, Fédon, anamnese (reminiscência), conhecimentoResumo
No Fédon a teoria da reminiscência mostra -se fun‑cional à demonstração da imortalidade da alma, mas é muito mais do que isso: esconde uma autêntica teoria da aprendiza-gem, do conhecimento e do saber. esta aparece em dois lugares, nas páginas 72e -77a e na página 91e -92e. a sua funcionalidade parece clara nesta segunda passagem, em que não há caracte-rizações diversas das que foram dadas em 72e segs., mas onde, pelo contrário, é chamada em causa para refutar a doutrina da alma/harmonia exposta por Símias: se se aceitar a teoria da anamnese – e Símias e Cebes declaram -se ambos persuadidos por ela (91e -92b) –, não se pode aceitar a da alma/harmonia, razão pela qual é refutada (92c -95a). examino sobretudo as pá-ginas 72 -77. Portanto, do exame destas páginas obtém -se que o saber é o quadro ordenado e significativo dos conhecimentos e está ligado à perspetiva indispensável do “diálogo”, isto é, da refutação recíproca, da construção em comum dos conheci-mentos e do horizonte de conhecimentos, um horizonte que vai além da pequena vida individual: pequena, mas que adquire um grande valor, “torna -se imortal”, se conseguir compreender e elevar -se a essa perspetiva de construção em comum de conhecimentos e de vidas melhores.
Downloads
Referências
BoNazzI, M. (2010). Platone, Menone. torino, einaudi.
CaSertaNo, G. (1969). Il senso dell’argomen-tazione socratica dei «contrari» nel Fedone. In: Atti dell’Accademia di Scienze Morali e Politiche della So‑cietà Nazionale di Scienze, Lettere ed Arti in Napoli 80 (1969), p. 375 -395.
_(1996). Il nome della cosa. Linguaggio e realtà negli ultimi dialoghi di Platone. Napoli, Loffredo._(2015). Platone, Fedone o dell’anima. Dramma eti‑co in tre Atti. Napoli, Loffredo.
DIXSaUt, M. (1991). Platon, Phédon. Paris, Flam-marion.
Ebert, th. (1994). Sokrates als Pythagoreer und die anamnesis in Platons Phaidon, Mainz -Stuttgart, Franz Steiner Verlag.FrIeDLäNDer, P. (1979). Platone. Eidos, aideia, dialogos, tr.it. D. Faucci. Firenze, La Nuova Italia (= 1954).rotoNDaro, S. (1998). Il sogno in Platone. Fi‑siologia di una metafora. Napoli, Loffredo.
roWe, C. (1993). Plato, Phaedo. Cambridge, Cambridge University Press.
SCott, D. (1995). Recollection and experience. Plato’s theory of learning and its successors. Cambridge, Cambridge University Press.
trINDaDe SaNtoS, J.G. (org e intr.) (1999). Anamnese e saber. Lisboa, Imprensa Nacional da Casa da Moeda.WIeLaND, W. (19992, = 1982). Platon und die Formen des Wissens. Göttingen, Vandenhoeck & ru-precht
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Giovanni Casertano

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dado o acesso público desta revista, os textos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista. O conteúdo das publicações é de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
1. Os autores autorizam a publicação do artigo na revista.
2. Os autores garantem que a contribuição é original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
3. Os autores garantem que a contribuição que não está em processo de avaliação em outras revistas.
4. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution License-BY.
5. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
6. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
7. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.








