Virtude, engano e conhecimento no Hípias Menor de Platão

Autores

  • Francesco Fronterotta Sapienza – Università di Roma, Roma, Itália

DOI:

https://doi.org/10.14195/1984-249X_12_9

Palavras-chave:

virtude, conhecimento, sinceridade, duplicidade, sofística

Resumo

O Hípias Menor apresenta a conversação que tem lugar na conclusão da conferência dada por Hípias sobre os poemas homéricos diante de um público numeroso. Sócrates deseja interrogar o sofista sobre um aspecto particular de sua exegese homérica, aquele da descrição dos personagens de Aquiles e de Ulisses: o primeiro, o mais simples e sincero (ou verdadeiro, haploústatos kaì alethéstatos), seria melhor que o segundo, que é dúplice (polútropos). A simplicidade de Aquiles deveria revelar a sinceridade, enquanto a duplicidade (ou melhor a multiplicidade, polú-tropos) de Ulisses indicaria um caráter ambíguo e enganador. Parece então que a quem sabe muitas coisas pertence a capacidade de enganar, precisamente utilizando os muitos conhecimentos que possui, enquanto a sinceridade constituiria um traço específico de quem, não possuindo conhecimentos, não pode senão revelar-se pelo que é. O paradoxo ético que disso deriva é examinado através de uma análise dos argumentos desenvolvidos no diálogo.

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Referências

BALAUDÉ, J.-F. (1998) Que veut montrer Socrate dans l’Hippoas mineur? In: GIANNANTONI, G, & NARCY, M. (ed.), Lezioni socratiche. Naples, Bibliopolis, p. 261-77.CALOGERO, G. (1984) Introduzione all’ Ippia minore (1938). In: CALOGERGO, G., Scritti minori di filosofia antica. Naples, Bibliopolis, p. 284-92.ZYSKIND, H.; STERNFELD, R. (1976) Plato’s Meno 89c: ‘Virtue is knwoledge’ a hypothesis?. Phronesis, n. 21/2, p. 130-134.

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Publicado

2025-11-29

Como Citar

Fronterotta, F. (2025). Virtude, engano e conhecimento no Hípias Menor de Platão . Revista Archai, (12), 85. https://doi.org/10.14195/1984-249X_12_9