Pequeno esboço sobre a prohairesis e a dignidade humana em Epiteto

Autores

  • Janyne Sattler Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14195/1984-249X_12_12

Palavras-chave:

Epiteto, Wittgenstein, prohairesis, pessoa moral, estoicismo

Resumo

Fazendo parte de uma pesquisa mais abrangente e mais ambiciosa sobre a possibilidade de uma releitura do conceito wittgensteiniano de ‘sujeito da vontade’ a partir do complexo conceito de ‘prohairesis’ em Epiteto, o presente trabalho visa proceder a uma análise preliminar de ‘pessoa moral’ e de ‘dig-nidade humana’ tal como dados por algumas das observações dos Discursos. Para além de uma leitura do próprio Epiteto, nos serviremos igualmente dos paralelos traçados por Dragona--Monachou entre o filósofo estoico e Wittgenstein e das notas exegéticas de Stephens e Long relativamente à significação plural de ‘prohairesis’. Se para Epiteto cada um é tão somente a sua prohairesis, o que significa dizer que cada um é tão somente a sua própria decisão racional ou atitude – ou, em termos de Wittgenstein, a sua dignidade humana? A intenção deste texto é procurar por possíveis pistas que nos permitam responder a esta pergunta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOBZIEN, S. (1998) Determinism and Freedom in Stoic Philosophy. Oxford: Clarendon Press.DRAGONA-MONACHOU, M. (2007) “Epictetus on Freedom: Parallels between Epictetus and Wittgenstein”. In: The Philosophy of Epictetus. Theodore Scaltsas et Andrew S. Mason (ed.), Oxford University Press, p.112-139.DOBBIN, R. (1991) ‘Prohairesis in Epictetus’, Ancient Philosophy, n. II, p. 111 - 35.FREDE, M. (1986) ‘The Stoic Doctrine of the Affections of the Soul’. In The Norms of Nature: Studies in Hellenistic Ethics, Schofield, M. & Striker, G. (ed.), Cambridge University Press, p. 93 - 112.FREDE, M. (2011) A Free Will. Origins of the Notion in Ancient Thought. Long, A.A. (ed.), University of California Press.LONG, A. A. (1991) ‘Representation and the Self in Stoicism’. In Companions to Ancient Thought: 2 Psychology. Everson, S. (ed.), Cambridge University Press, p. 101 - 120.LONG, A. A. (2002) Epictetus: A Stoic and Socratic Guide to Life. Oxford: Oxford University Press.LONG, A. A.; SEDLEY, D.N. (2007) The Hellenistic Philosophers. Vol.1, Cambridge University Press.SATTER, J. (2011) Non-sens et stoïcisme dans le Tractatus Logico-Philosophicus, thèse de Doctorat, Université du Québec à Montréal.SATTLER, J. (2012) A ética estoica no Tractatus de Wittgenstein In: Wittgenstein em Retrospectiva. 1ed. Florianópolis, Editora da Ufsc, v.1, p. 49 - 66.SORABJI, R. (2007) “Epictetus on proairesis and Self”. In: The Philosophy of Epictetus. Theodore Scaltsas et Andrew S. Mason (ed.), Oxford University Press, p. 87 - 98.STEPHENS, W. O. (2007) Stoic Ethics. Epictetus and Happiness as Freedom. London: Continuum International Publishing Group.VOELKE, A.-J. (1973) L’idée de la volonté dans le stoïcisme. Paris, PUF.WITTGENSTEIN, L. (1984) Tagebücher 1914-1916. Werkausgabe Band 1. Frankfurt am Main, Suhrkamp Verlag.WITTGENSTEIN, L. (1994) Tractatus Logico-philosophicus. São Paulo, Edusp.WITTGENSTEIN, L. (2001) Carnets secrets. 1914-1916. Trad. de Jean-Pierre Cometti. Tours, Farrago.

Downloads

Publicado

2025-11-29

Como Citar

Sattler, J. (2025). Pequeno esboço sobre a prohairesis e a dignidade humana em Epiteto . Revista Archai, (12), 113. https://doi.org/10.14195/1984-249X_12_12