Sobre a Revista

Boletim assume-se como herdeiro do Archivo Bibliographico da Bibliotheca da Universidade de Coimbra que veio pela primeira vez a lume em janeiro de 1901 e que se manteve, sem interrupções, até maio de 1913. De janeiro de 1914 até finais de 1916 viria a público com uma designação ligeiramente diferente: Boletim Bibliográfico da Biblioteca da Universidade de Coimbra. A partir do vol. 4 (jan./jun. 1917) publicou-se com o título Boletim da Biblioteca da Universidade de Coimbra, e assim se manteve até ao vol. 46/47 (2015/2016), quando assumiu a atual designação de Boletim da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. 
Tem como principal objetivo o estudo e a divulgação dos fundos documentais da Biblioteca Geral e de todas as bibliotecas da Universidade de Coimbra. Encontra-se aberto a toda a comunidade científica portuguesa e estrangeira para a publicação de trabalhos no âmbito da Biblioteconomia e da Cultura, dando preferência aos que tenham por objeto acervos existentes na Universidade ou com eles relacionados. O Boletim da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra é publicada em suporte digital, com acesso aberto, ficando alojado na plataforma Impactum da Imprensa da Universidade de Coimbra. Haverá também lugar a impressão em papel.

SUBMISSÕES

Os trabalhos propostos para publicação devem ser originais e devem seguir as normas de redação adotadas pelo Boletim. Serão objeto de arbitragem científica, que compreende a triagem inicial pela direção editorial e a revisão anónima de pelo menos dois pares. Todo o processo seguirá o Código de Ética e o Guia de Boas Práticas para Editores de Revistas da Universidade de Coimbra.

Direitos de Autor:

Ao aceitarem publicar um artigo no Boletim da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, os autores cedem à Biblioteca Geral o direito de o publicar, em formato impresso e / ou em formato digital, em qualquer momento e por tempo indeterminado, e sem quaisquer contrapartidas.

No caso de os autores incluírem nos seus artigos qualquer material que envolva a autorização de terceiros, é da responsabilidade do autor obter a respetiva autorização escrita, assumindo os eventuais encargos que daí possam derivar. Uma vez publicado o artigo, cada autor receberá gratuitamente dois exemplares do respetivo volume impresso do Boletim.

Local e data das submissões:

Os trabalhos deverão ser submetidos através do OJS (Open Journal Systems), até finais do mês de SETEMBRO de cada ano, no seguinte endereço:

https://impactum-journals.uc.pt/bbuc/about/submissions  

Registe-se e siga as instruções.

Línguas de publicação: São admitidos textos em português, inglês, espanhol, francês e italiano.

Apresentação e extensão dos artigos:

Os artigos, apresentados em formato Microsoft Office Word, não devem exceder 50.000 carateres (espaços incluídos) e devem conter:

a) o título, na língua do artigo e em inglês;

b) o/os nome(s) do(s) autor(es) e respetivo(s) endereço(s) de e-mail correspondente, a identificação ORCID do autor e indicação da afiliação institucional;

c) resumo com o máximo de 300 palavras, na língua do artigo e em inglês, ou, caso o artigo seja escrito em inglês, numa outra língua admitida pelo Boletim;

d) duas a seis palavras-chave, na língua do artigo e em inglês;

e) bibliografia, no final do artigo;

f) as notas de rodapé serão breves, introduzindo esclarecimentos ou comentários pontuais considerados indispensáveis. A chamada surge antes do sinal de pontuação;

g) ilustrações, tabelas e gráficos devem ser gravados em ficheiros individuais, com indicação, no texto do artigo, do local exato onde devem ser inseridas as figuras com as respetivas legendas.

Formatação:

a) Título: tipo de letra Arial Bold, tamanho da letra 14 espaçamento entre linhas 16,36 pts, alinhamento à esquerda;

b) Subtítulos / Capítulos: Arial Bold, tamanho 9 pt, alinhamento à esquerda;

c) Resumos e palavras-chave: Arial, tamanho 9 pt.

d) Texto principal: Arial 10 pt, espaçamento entre linhas 16,36 pt, alinhamento justificado, início de parágrafo 5 mm, numeração de páginas e de notas sequencial; Não haverá sublinhado, nem outros negritos além dos títulos;

e) Citações: entre aspas portuguesas («»), exceto se excederem as três linhas, caso em que devem ser destacadas do texto por um espaço, com o tamanho da letra de 9 pontos, acompanhadas pela referência à obra citada de forma abreviada; alinhamento justificado, recuo à esquerda 10 mm;

f) Notas de rodapé: Arial, 8 pt, espaçamento entre linhas 10 pt, alinhamento justificado;

g) Referências bibliográficas: Arial, 8 pt, espaçamento entre linhas 10 pt, alinhamento justificado;
h) Material gráfico e ilustrações: formato TIFF com 300 dpi de resolução.

Referências bibliográficas:

A bibliografia deverá constar no final de cada artigo.

As referências e as citações bibliográficas devem ser elaboradas de acordo com a NP 405 ou a Norma APA.

Para mais informações, aceder aos exemplos elaborados pela Imprensa da Universidade de Coimbra:

NP 405:  https://www.uc.pt/imprensa_uc/Autores/np405

Norma APA: https://www.uc.pt/imprensa_uc/Autores/apa

Revisão de provas:

Serão enviadas aos autores provas tipográficas para correção. Não se aceitarão alterações superiores a 10% do texto original.