Sobre a Revista
O Boletim assume-se como herdeiro do Archivo Bibliographico da Bibliotheca da Universidade de Coimbra que veio pela primeira vez a lume em janeiro de 1901 e que se manteve, sem interrupções, até maio de 1913. De janeiro de 1914 até finais de 1916 viria a público com uma designação ligeiramente diferente: Boletim Bibliográfico da Biblioteca da Universidade de Coimbra. A partir do vol. 4 (jan./jun. 1917) publicou-se com o título Boletim da Biblioteca da Universidade de Coimbra, e assim se manteve até ao vol. 46/47 (2015/2016), quando assumiu a atual designação de Boletim da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.
Tem como principal objetivo o estudo e a divulgação dos fundos documentais da Biblioteca Geral e de todas as bibliotecas da Universidade de Coimbra. Encontra-se aberto a toda a comunidade científica portuguesa e estrangeira para a publicação de trabalhos no âmbito da Biblioteconomia e da Cultura, dando preferência aos que tenham por objeto acervos existentes na Universidade ou com eles relacionados. O Boletim da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra é publicado em suporte digital, em acesso aberto, ficando alojado na plataforma Impactum da Imprensa da Universidade de Coimbra. Haverá também lugar a impressão em papel.
SUBMISSÕES
Os trabalhos propostos para publicação devem ser originais e devem seguir as normas de redação adotadas pelo Boletim. Serão objeto de arbitragem científica, que compreende a triagem inicial pela direção editorial e a revisão anónima de pelo menos dois pares. Todo o processo seguirá o Código de Ética e o Guia de Boas Práticas para Editores de Revistas da Universidade de Coimbra.
Direitos de Autor:
Ao aceitarem publicar um artigo no Boletim da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, os autores cedem à Biblioteca Geral o direito de o publicar, em formato impresso e / ou em formato digital, em qualquer momento e por tempo indeterminado, e sem quaisquer contrapartidas.
No caso de os autores incluírem nos seus artigos qualquer material que envolva a autorização de terceiros, é da responsabilidade do autor obter a respetiva autorização escrita, assumindo os eventuais encargos que daí possam derivar. Uma vez publicado o artigo, cada autor receberá gratuitamente dois exemplares do respetivo volume impresso do Boletim.
Local e data das submissões:
Os trabalhos deverão ser submetidos através do OJS (Open Journal Systems), até finais do mês de SETEMBRO de cada ano, no seguinte endereço:
https://impactum-journals.uc.pt/bbguc/about/submissions
Registe-se e siga as instruções.
Línguas de publicação: São admitidos textos em português, inglês, espanhol, francês e italiano.
Apresentação e extensão dos artigos:
Os artigos, apresentados em formato Microsoft Office Word, não devem exceder 50.000 carateres (espaços incluídos) e devem conter:
a) o título, na língua do artigo e em inglês;
b) o/os nome(s) do(s) autor(es) e respetivo(s) endereço(s) de e-mail correspondente, a identificação ORCID do autor e indicação da afiliação institucional;
c) resumo com o máximo de 300 palavras, na língua do artigo e em inglês, ou, caso o artigo seja escrito em inglês, numa outra língua admitida pelo Boletim;
d) duas a seis palavras-chave, na língua do artigo e em inglês;
e) bibliografia, no final do artigo;
f) as notas de rodapé serão breves, introduzindo esclarecimentos ou comentários pontuais considerados indispensáveis. A chamada surge antes do sinal de pontuação;
g) ilustrações, tabelas e gráficos devem ser gravados em ficheiros individuais, com indicação, no texto do artigo, do local exato onde devem ser inseridas as figuras com as respetivas legendas.
Formatação:
a) Título: tipo de letra Arial Bold, tamanho da letra 14 espaçamento entre linhas 16,36 pts, alinhamento à esquerda;
b) Subtítulos / Capítulos: Arial Bold, tamanho 9 pt, alinhamento à esquerda;
c) Resumos e palavras-chave: Arial, tamanho 9 pt.
d) Texto principal: Arial 10 pt, espaçamento entre linhas 16,36 pt, alinhamento justificado, início de parágrafo 5 mm, numeração de páginas e de notas sequencial; Não haverá sublinhado, nem outros negritos além dos títulos;
e) Citações: entre aspas portuguesas («»), exceto se excederem as três linhas, caso em que devem ser destacadas do texto por um espaço, com o tamanho da letra de 9 pontos, acompanhadas pela referência à obra citada de forma abreviada; alinhamento justificado, recuo à esquerda 10 mm;
f) Notas de rodapé: Arial, 8 pt, espaçamento entre linhas 10 pt, alinhamento justificado;
g) Referências bibliográficas: Arial, 8 pt, espaçamento entre linhas 10 pt, alinhamento justificado;
h) Material gráfico e ilustrações: formato TIFF com 300 dpi de resolução.
Referências bibliográficas:
A bibliografia deverá constar no final de cada artigo.
As referências e as citações bibliográficas devem ser elaboradas de acordo com a NP 405 ou a Norma APA.
Para mais informações, aceder aos exemplos elaborados pela Imprensa da Universidade de Coimbra:
NP 405: https://www.uc.pt/imprensa_uc/Autores/np405
Norma APA: https://www.uc.pt/imprensa_uc/Autores/apa
Revisão de provas:
Serão enviadas aos autores provas tipográficas para correção. Não se aceitarão alterações superiores a 10% do texto original.
Processo de Revisão por Pares
Todos os artigos aceites pelo Conselho de Redacção serão submetidos a um sistema de arbitragem científica anónima, confiada a dois revisores externos. Em caso de necessidade, será auscultado um terceiro revisor. Em face dos pareceres recebidos o Conselho de Redacção pode determinar que os autores adoptem as sugestões deles constantes e, no limite, pode declinar a aceitação do texto.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
Taxas para submissão e publicação de textos
Esta revista não cobra qualquer taxa aos autores para a submissão dos textos, avaliação por pares, revisão, publicação na revista, distribuição ou disponibilização na internet e download.