Oficinas de didática do latim: uma proposta de materiais e recursos

Autores

  • Ana Balula
  • Cláudia Bravo
  • Susana Marques

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-7260_60_11

Palavras-chave:

ensino do Latim, didática do Latim, formação de professores, formação contínua, Cultura e Línguas Clássicas

Resumo

Como é do conhecimento geral, o ensino das Línguas Clássicas tem vindo a perder expressão no contexto português. A recente oficialização da disciplina de “Introdução à Cultura e às Línguas Clássicas” para o Ensino Básico, como oferta de escola, veio ajudar a revitalizar o interesse nesta área. Consequentemente, têm sido promovidas algumas iniciativas de formação para apoiar os professores envolvidos.
Este foi, assim, um dos principais objetivos subjacentes à criação das Oficinas de Didática do Latim, que se realizaram em e-learning e agregaram professores de todo o país. Neste trabalho, apresenta-se em detalhe um dos produtos destas Oficinas, mais concretamente um conjunto de materiais e recursos especialmente dirigido a Clubes e Projetos de Escola. Além disso, a título de exemplo, também se avança com possibilidades
de didatização, tendo em conta as Metas Curriculares definidas para algumas disciplinas de 5.º ano, numa perspetiva de interdisciplinaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2015-12-29

Como Citar

Balula, A., Bravo, C., & Marques, S. (2015). Oficinas de didática do latim: uma proposta de materiais e recursos. Boletim De Estudos Clássicos, (60), 145-163. https://doi.org/10.14195/2183-7260_60_11

Edição

Secção

Didácticas das Línguas Clássicas