Ensinar e aprender latim no séc. XXI

Autores

  • Fátima Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-7260_62_8

Palavras-chave:

Didática do Latim, Latim, Metodologias de ensino

Resumo

A aposta crescente a que se tem vindo a assistir recentemente na área das Línguas Clássicas, no Ensino Básico e Secundário em Portugal, requer uma revisão dos conceitos da sua didática específica, que traduza uma síntese entre as práticas do passado e as novas tendências dos métodos pedagógicos. A escola do século XXI necessita de entender o Latim como uma disciplina dinâmica, cuja metodologia de ensino se aproxime da metodologia ativa das línguas modernas, valorizando a oralidade, a compreensão textual, a aquisição de vocabulário e, sobretudo, a consciencialização de que esta disciplina representa um pilar imprescindível para muitas áreas de estudo, contribuindo para a formação integral e integradora dos alunos. A importância que o Latim assume nas Humanidades requer que se atualizem os métodos, nomeadamente a abordagem da gramática e a integração da cultura. Desta forma, o presente artigo pretende constituir uma reflexão acerca das perspetivas atuais do ensino das Línguas Clássicas, analisando, em retrospetiva, algumas opiniões de especialistas e acrescentando algumas sugestões metodológicas.

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

Ferreira, F. (2017). Ensinar e aprender latim no séc. XXI. Boletim De Estudos Clássicos, (62), 125-137. https://doi.org/10.14195/2183-7260_62_8