Retórica nas margens: uma nota pedagógica sobre as Historiae 2.92 M de Salústio
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-7260_70_10Palavras-chave:
Salústio, Mulheres, Oratória, Abordagens pedagógicas, Memória culturalResumo
Neste artigo analisa-se o papel das mulheres nas Historiae de Salústio, tendo por foco o fragmento 2.92.M. Ao perscrutar a representação das mulheres como possíveis ‘atores retóricos’ em Salústio, o presente estudo mostra até que ponto a oratória funciona como lente através da qual o género e o poder se entrecruzam. Para além da análise textual do fragmento 2.92.M, o artigo procura propor novas abordagens pedagógicas para o ensino de Salústio nas salas de aula contemporâneas. Estas estratégias têm o potencial de encorajar os alunos (e os professores) a envolverem-se criticamente com questões de voz, autoridade e género na historiografia romana, integrando perspetivas interdisciplinares de retórica, estudos de género e história da receção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Boletim de Estudos Clássicos

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.





