Retórica nas margens: uma nota pedagógica sobre as Historiae 2.92 M de Salústio

Autores

  • Giuseppe Eugenio Rallo Universidade de Coimbra, CECH

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-7260_70_10

Palavras-chave:

Salústio, Mulheres, Oratória, Abordagens pedagógicas, Memória cultural

Resumo

Neste artigo analisa-se o papel das mulheres nas Historiae de Salústio, tendo por foco o fragmento 2.92.M. Ao perscrutar a representação das mulheres como possíveis ‘atores retóricos’ em Salústio, o presente estudo mostra até que ponto a oratória funciona como lente através da qual o género e o poder se entrecruzam. Para além da análise textual do fragmento 2.92.M, o artigo procura propor novas abordagens pedagógicas para o ensino de Salústio nas salas de aula contemporâneas. Estas estratégias têm o potencial de encorajar os alunos (e os professores) a envolverem-se criticamente com questões de voz, autoridade e género na historiografia romana, integrando perspetivas interdisciplinares de retórica, estudos de género e história da receção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-12-19

Como Citar

Rallo, G. E. (2025). Retórica nas margens: uma nota pedagógica sobre as Historiae 2.92 M de Salústio. Boletim De Estudos Clássicos, (70), 213-230. https://doi.org/10.14195/2183-7260_70_10