De Vossa Excelência admirador e servo humilde. Catálogo da Correspondência recebida de Júlio Máximo de Oliveira Pimentel, 2º Visconde de Vila Maior (1851-1884)

  • Ana Margarida Dias da Silva Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra. Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra http://orcid.org/0000-0003-1247-8346
Palavras-chave: Arquivo pessoal, Arquivo privado, Diplomática

Resumo

A correspondência constituiu-se, ao longo dos séculos, como meio primordial de transmissão e circulação de ideias e de conhecimento. Conscientes da importância e da riqueza informacional dos epistolários particulares apresenta-se, neste trabalho, o catálogo e o estudo diplomático da correspondência recebida de Júlio Máximo de Oliveira Pimentel, 2º Visconde de Vila Maior (1809-1884). A correspondência tratada revela as diferentes áreas de atividade em que se envolveu enquanto cientista, académico ou político. O sumário das 442 missivas d a correspondência recebida exigiu um elevado grau de exaustividade, e a sua disponibilização, procura ser um contributo mais para o conhecimento da personalidade de Júlio Máximo de Oliveira Pimentel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Ana Margarida Dias da Silva, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra. Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra

Ana Margarida Dias da Silva desempenha funções de arquivista desde 2004, tendo dedicado a sua actividade profissional à organização de arquivos de conservação permanente e à elaboração de instrumentos de recuperação de informação, sobretudo na cidade de Coimbra.

Doutoranda no 3º ciclo em Ciência da Informação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Mestre em Ciências da Informação e Documentação – àrea de especialização em Arquivística, FCSH-UNL.

Trabalhou no Arquivo da Universidade de Coimbra, no arquivo da Confraria da Rainha Santa Isabel, no Arquivo de Botânica da Universidade de Coimbra. Desde 2010 é responsável pelo arquivo da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco (Coimbra)

Publicado
2017-08-30
Secção
Instrumentos de Pesquisa Arquivística