Arquivos de música: uma análise às bases teóricas e ao testemunho do trabalho prático

Authors

  • Catarina Serafim Mestre em Ciências da Informação e da Documentação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.14195/2182-7974_27_8

Keywords:

documentação de música, arquivos de música, documentos normativos

Abstract

A documentação de música surge em diversos contextos: bibliotecas, arquivos ecentros de estudo especializados. Em todas estas realidades, existe a necessidade do tratamento e recuperação da informação mas, para tal, são criadas ferramentas distintas, o que leva a que não se encare este tratamento de uma perspetiva integrada. Finalidades distintas levam à criação de instrumentos normativos e de orientação diferentes. Da mesma forma, percebemos que a documentação de música é tratada por profissionais com perfis diferentes, o que pode trazer implicações ao nível do tratamento, preservação, acesso e divulgação.

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Author Biography

Catarina Serafim, Mestre em Ciências da Informação e da Documentação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Licenciada em Português/Inglês, pela Faculdade de Letras da Univerisade de Lisboa em 2003, iniciou nesse mesmo ano a pós-graduação em Ciências Documentais, que concluiu em 2005. É arquivista desde então, trabalhando, grande parte do seu percurso, com documentação de arquitetura e engenharia, passando por instituições como Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana - Forte de Sacavém e Arquivo Histórico Ultramarino.Fruto do seu interesse pela música, iniciou o estudo de arquivos musicais. Nesse sentido, é voluntária, desde 2012, no Museu da Música e foi conferencista nas Jornadas Europeias do Património em 2013, em Coimbra, onde apresentou a comunicação "Música nos Arquivos: um olhar pela documentação de música da Venerável Ordem Terceira da Penitência de São Francisco de Coimbra"A sua sua dissertação de mestrado incidiu sobre o arquivo pessoal de Alfredo Keil, e em particular sobre as tipologias documentais produzidas no âmbito de uma ópera, no século XIX.

Published

2014-06-04