O Arquivo Invertido: Limiares, Autenticidade e Demos (povo)
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-7974_extra2022_1_3Palabras clave:
Autenticidade, tecnologias cívicas, crise das instituições, dados abertos governamentais, archivos participativosResumen
Este artigo defende que o conceito de archii limes (limiar arquivístico) do jus archivi, em que o registo de documentos por um arquivo serve para autenticar esses documentos, se inverte no contexto dos dados abertos governamentais e das tecnologias cívicas. Estas tecnologias geram uma expetativa de transparência que inverte a função do limiar arquivístico. Somente com a difusão dos dados a partir dos arquivos para o espaço público é que se pode verificar a autenticidade. Na era das informações falsas e dos denominados factos alternativos, esta dinâmica revela-se problemática e suscita questões sobre a participação nos sistemas de informação estatais.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of authorship and initial publication in Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra journal.