formaurbis LAB
o atlas morfológico como arquivo da cidade portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-7974_35_2_2Palabras clave:
Atlas, Arquivo, Morfologia Urbana, Tecido Urbano, Cidade PortuguesaResumen
Este artigo apresenta os resultados do projecto “Atlas Morfológico da Cidade Portuguesa”, que tem vindo a ser desenvolvido durante a última década na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa. Propõe uma reflexão sobre um processo de investigação da forma da cidade que estabelece uma síntese entre os arquivos municipais, o lugar onde se reúnem os documentos mais importantes da cidade, dos projectos originais, dos processos de obra particulares, etc., e o levantamento “in situ” da cidade construída, entendida como repositório do conhecimento de si própria.
Em 2018 o grupo de investigação “formaurbis LAB” ganhou uma bolsa de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia para desenvolver um extenso inventário das tipologias edificadas em Portugal que constituem o capítulo final do Atlas Morfológico da Cidade Portuguesa. Assim, após a realização das várias fases anteriores de investigação será possível, pela primeira vez, realizar uma abordagem articulada entre todas as componentes do tecido urbano – o traçado urbano, a praça, a rua, o quarteirão, a parcela, o edifício – tendo como caso de estudo cerca de 100 cidades de Portugal.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of authorship and initial publication in Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra journal.