Academia das Ciências de Lisboa
estudo orgânico-funcional e proposta de classificação (1779-1978)
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-7974_36_2_2Palabras clave:
Academia das Ciências de Lisboa, Arquivística, Classificação, Estudo orgânico-funcionalResumen
O Fundo da Academia das Ciências de Lisboa (ACL) reflete a estrutura orgânica e o contexto de produção informacional da instituição desde a sua fundação, em 1779, constituindo-se como fonte de excelência para o seu conhecimento e estudo da sua importância cultural. A documentação nele conservada reflete, portanto, a atividade de divulgação e educação científico-cultural desenvolvida nos últimos séculos em Portugal e na Europa pela ACL, enquanto espaço de difusão e adiantamento do conhecimento.
Neste sentido, o presente trabalho apresenta as várias etapas do projeto de organização e tratamento arquivístico do Fundo da ACL (1779-1978), tendo por base dois eixos, entre os quais se estabelece uma correlação intrínseca: o estudo da história institucional, fundamental para a compreensão das sinergias geradas entre produtores de informação e a própria documentação, em paralelo com o seu contexto de criação e propósito fundacional; e a prática de classificação numa perspetiva orgânico-funcional, de modo a sistematizar hierarquicamente as secções e séries documentais, respeitando a estrutura interna da Academia.
Principiando com uma revisão da literatura produzida em torno da classificação orgânico-funcional, revisitar-se-á a breve trecho as práticas de arquivamento contemporâneas de centros de promoção de ciência, para, de seguida, contextualizar historicamente a fundação da Academia das Ciências de Lisboa, e respetiva evolução estatutária. Após uma aproximação das práticas de arquivamento pretéritas conduzidas na instituição, avançar-se-á para a análise orgânico-funcional e respetiva fundamentação normativa que suportam a proposta de classificação.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of authorship and initial publication in Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra journal.