Tendências e fundamentação teórica desenvolvidas em torno dos Arquivos de Família
o caso do Arquivo da Família Calisto Pinto da Silva. Contribuições para o estudo da Arquivística Histórica na Região Autónoma da Madeira
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-7974_36_2_6Palabras clave:
Arquivística Histórica, Arquivos de Família, Família Calisto Pinto da SilvaResumen
Neste artigo divulgam-se os resultados alcançados e as problemáticas teóricas e metodológicas decorrentes do tratamento do Arquivo da Família Calisto Pinto da Silva, inserindo-se as atividades de reorganização, descrição e estudo da História Familiar na prática supervisionada em Arquivística Histórica desenvolvida na Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira. Após uma primeira parte em que se reflete criticamente acerca dos estudos e contributos de pesquisa e em que se analisa, de forma pormenorizada, a fundamentação teórica promovida em torno dos Arquivos de Família, procede-se à elaboração de uma breve História da instituição de acolhimento e ao relacionamento do objeto de estágio com as práticas empregues no Arquivo Regional. Por fim, descrevem-se as tarefas realizadas e as dificuldades adjacentes ao tratamento do Arquivo da Família Calisto Pinto da Silva, visando-se em primeira instância compreender o referido acervo na sua completude, enquadrá-lo face à questão central e explorar potencialidades de pesquisa e novas investigações no quadro da História Local e Regional, neste caso, do Arquipélago da Madeira.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of authorship and initial publication in Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra journal.