A Ciência da Informação na Universidade de Coimbra: Um estudo epistemológico das investigações desenvolvidas nos 2.º e 3.º ciclos de estudos
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-7974_38_2_1Palabras clave:
Ciência da Informação, Epistemologia da Ciência da Informação, investigação em Ciência da Informação, cultura epistémica, paradigmaResumen
A Ciência da Informação (CI) continua a construir a sua identidade epistemológica, desiderato que tem sido singularizado por uma sucessão e coexistência de paradigmas. Uma das propostas mais influentes é a clássica tríade de paradigmas aprofundados por Rafael Capurro: físico, cognitivo e social. Neste sentido, o objetivo principal deste estudo é averiguar em quais destes paradigmas epistemológicos se enquadram as investigações desenvolvidas nos 2.º e 3.º ciclos de estudos em CI da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC).
A metodologia adotada, sustentada nos métodos de pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo qualitativa, partiu da análise das 109 produções científicas finais nas quais culminaram as investigações conduzidas nos 2.º e 3.º ciclos de estudos em CI da FLUC (depositadas no Estudo Geral), entre 2006 e 2022.
Conclui-se que não há, à luz dos paradigmas físico, cognitivo e social, uma orientação epistemológica una e unívoca. Há uma hegemonia do paradigma físico, apropinquado da tendência epistemológica da CI em voga nos países europeus mais próximos, Espanha e França, associado, sobretudo, a uma herança documentalista secular, coexistindo uma expressão significativa, mas não preeminente, do paradigma social. A incidência do paradigma cognitivo surge em menor número e sempre complementado por uma abordagem que tende, parcialmente, para os pressupostos do paradigma social.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of authorship and initial publication in Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra journal.








