Os profissionais da informação da Região do Algarve: 2020-2025
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-7974_38_2_6Palabras clave:
Arquivista, Gestor de Informação, Profissão, Profissional da Informação, Rede de Arquivos do AlgarveResumen
No contexto da Sociedade da Informação e das estratégias nacional e europeia da transição digital para a década 2020-2030, a gestão da informação assume um valor crítico para as organizações, que dependem cada vez mais de profissionais da informação qualificados. Volvidos cinco anos sobre a recolha dos primeiros dados sólidos sobre os profissionais da informação na Região do Algarve, aplica-se de novo um inquérito tendo em vista a sua identificação e caraterização, numa abordagem comparativa entre 2020 e 2025, procurando conhecer o seu número, sexo, idade, formação e categoria profissional.
Este é um estudo descritivo e explicativo, orientado pelo paradigma pragmático e assente em métodos mistos, com recurso à investigação documental e ao inquérito por questionário, aplicado em maio de 2025, que procura responder à seguinte questão de investigação: Quem exerce a gestão da informação como sua profissão nos arquivos da Região do Algarve, entre 2020 e 2025? Em termos de resultados, foi possível identificar 162 profissionais da informação, em que 25,3% tem formação superior especializada na área da ciência da informação, e em que a maioria se encontra na carreira profissional de assistente técnico. Em conclusão, esta é uma população com acentuada feminização e envelhecida.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of authorship and initial publication in Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra journal.








