Infodemia, desinformação e fake news
o papel das bibliotecas na Sociedade da Pós-Verdade
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-7974_extra2022_1_2Palavras-chave:
Notícias falsas, Desinformação, Pós-verdade, Bibliotecários, Práticas das Bibliotecas, Revisão Sistemática da LiteraturaResumo
O objetivo deste estudo é rever sistematicamente a literatura para identificar as práticas mais recentes das bibliotecas contra as fake news. Resultados prévios mostraram que a maioria dos estudos enfatiza as práticas das bibliotecas do ensino superior e estão principalmente centrados na formação em literacia da informação. Este artigo atualiza uma investigação anterior com o objetivo de reconhecer as práticas tangíveis das bibliotecas, discutir a sua eficiência, e continuar uma categorização dessas práticas. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura dos últimos 12 meses (Outubro 2020-Setembro 2021) para recuperar as práticas mais recentes das bibliotecas. Após a extração, com um conjunto final de 17 documentos, foi desenvolvida uma análise qualitativa em várias etapas e uma categorização. O debate atual continua em torno de estratégias de literacia da informação que pretendem reiterar uma avaliação das fontes baseada na autoridade versus o desafio de reconhecer uma reação emocional a notícias falsas num mundo de pós-verdade. O papel das bibliotecas está encurralado num quadro formativo, enquanto a desinformação invade vários ecossistemas de informação. O papel das bibliotecas na sociedade da pós-verdade é ainda um debate em aberto, mas existe quase um consenso de que as bibliotecas devem envolver-se em parcerias e fazer parte de uma abordagem multidisciplinar.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.