O ficheiro dos alunos da Universidade de Coimbra (1537-1919)
uma abordagem de ciência de dados aberta
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-7974_35_1_1Palavras-chave:
Universidade de Coimbra, Estudantes, Base de Dados, Ciência Aberta, Ciência de DadosResumo
A Universidade de Coimbra reserva até hoje os registos académicos dos seus alunos desde 1537. Nos anos 1940-50 foi criado um catálogo de fichas de papel, conhecido por “Ficheiro de Alunos”. O catálogo contém registos desde 1537, quando a universidade foi transferida de Lisboa para Coimbra, até 1908. A quantidade de informação variou ao longo do tempo, contendo nome, primeira e última data de registo, local de origem, faculdade, anos de matrícula, graus obtidos, e resultados de exames ou outras provas de proficiência. Muitos registos também contêm notas como títulos (por exemplo, indicando nobreza), ordem religiosa e colégio de residência. Nos anos 2013-15, o conteúdo do catálogo foi inserido num sistema de gestão de arquivos, dando aos antigos registos uma nova vida digital. Atualmente, cerca de 105.000 registos estão disponíveis online, indexados nos motores de busca. Este artigo aborda duas limitações do atual catálogo online: primeiro, as informações acadêmicas nas fichas de papel foram transcritas em um único campo de texto, impedindo consultas estruturadas e qualquer tipo de análise de dados não triviais; em segundo lugar, as oportunidades de melhorar o catálogo através de contributos dos seus utentes carece de um modelo colaborativo sustentável. Este artigo contribui com soluções para ambas as questões: apresentamos algoritmos para extrair informações dos registros e produzir representações alinhadas com os paradigmas atuais da ciência de dados, permitindo uma ampla gama de análises interessantes dos dados; também demonstramos como ferramentas e modelos de cooperação desenvolvidos na comunidade de código aberto podem fornecer um ambiente para esforços colaborativos que vão desde a notificação de erros simples até aplicações de web semântica e dados ligados, aproveitando o conhecimento disperso por muitos pesquisadores que trabalham neste repositório de dados único. xxxxxxxxxxxxxx
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