Arquivística Musical Histórica aplicada a Arquivos de Bandas de Música
um olhar sobre o estado da questão
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-7974_36_1_2Palavras-chave:
Arquivística Musical, Arquivística Musical Histórica, Bandas de Música, Descrição Arquivística, Instrumentos de Descrição ArquivísticaResumo
O artigo Arquivística Musical Histórica aplicada a Arquivos de Bandas de Música: um olhar sobre o estado da questão pretende compreender o momento atual da Arquivística Musical Histórica quanto a normas, terminologia e metodologias associadas, quanto ao tratamento arquivístico dado aos Arquivos de Bandas de Música e quanto à importância dos Arquivos nos estudos sobre Bandas de Música militares e civis.
Este artigo assume como assunto central Arquivística Musical Histórica como disciplina em construção que alia um olhar normativo, conceptual e teórico que importa da Arquivística Musical e um olhar problematizante e contextual que importa da Arquivística Histórica. A Arquivística Musical Histórica é assim observada quanto aos seus conceitos, teorias e metodologias, como potencial contributo para o estudo das Bandas de música. Para o efeito procedeu-se a um levantamento do Estado da Arte relativo a autores, conceitos, metodologias e normas para a Arquivística Musical, bem como o levantamento de análise de uma série de Arquivos de Bandas de Música, nacionais e internacionais, tratados arquivisticamente e/ou divulgados online.
Assim, foi possível compreender como, de uma maneira geral, ainda não existe um quadro normativo amplamente aplicado a Arquivos Musicais, como os de Bandas de Música e que o seu tratamento Arquivístico não corresponde a uma tendência, num entanto quando acontece, surge acompanhado da consciência de que tratar e divulgar o Arquivo de uma Banda de Música contribui para a preservação e conhecimento da História do agrupamento em causa.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.