Como consomem os turistas um destino de enoturismo no Centro de Portugal?
Uma análise espaciotemporal
DOI:
https://doi.org/10.14195/0871-1623_44_6Palavras-chave:
comportamento turístico espaço-tempo, enoturismo, rota de vinho, rastreamento por GPS, BairradaResumo
O comportamento turístico espaciotemporal é influenciado por diversos fatores relacionados tanto com os turistas como com o destino. No entanto, por complexo que seja, compreender e, em certa medida, gerir a forma como os turistas se movem no espaço e no tempo é crucial para assegurar a qualidade da sua experiência, bem como a gestão eficaz e sustentável de destinos e atrações. No contexto do enoturismo rural, são raros os estudos sobre o comportamento espaciotemporal. O presente estudo utiliza dados empíricos recolhidos junto de turistas alojados em hotéis do território da Rota do Vinho da Bairrada (N= 116), combinando um estudo de rastreamento por GPS com um inquérito por questionário. Utilizando uma perspetiva temporal de análise, os dados de rastreamento por GPS foram mapeados para o estudo mais aprofundado dos movimentos dos turistas no terroir da Bairrada. Os resultados destacam as especificidades do consumo turístico no contexto das regiões vinícolas rurais e fornecem informações relevantes para o planeamento do destino, conceção do serviço e marketing da Rota do Vinho da Bairrada.
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