A importância da análise de dados no ensino da Geografia
aplicação ao tema “Contrastes de Desenvolvimento”
DOI:
https://doi.org/10.14195/0871-1623_49_6Palavras-chave:
Ensino da Geografia, Estágio Pedagógico, Estratégia didática, Análise de dados, Contrastes de DesenvolvimentoResumo
O presente artigo visa apresentar uma reflexão sobre a importância e a forma como pode ser aplicada a análise de dados no ensino da Geografia., especificamente no tema "Contrastes de Desenvolvimento". A escolha deste tema baseou-se no meu interesse pessoal pela análise de dados e no facto de acreditar que a aprendizagem é facilitada quando se torna “visível”. A questão principal a que este estudo procura dar resposta é se a análise de dados pode melhorar a compreensão e aplicação dos conteúdos de Geografia. Na primeira parte é um enquadramento teórico do tema “Contrastes de Desenvolvimento” que passa por uma discussão conceptual em torno da dimensão do desenvolvimento, análise da sua evolução no currículo da Geografia e nos manuais escolares em vigor. A aplicação da estratégia pedagógico-didática evidencia que a análise de dados, especialmente representados em gráficos e cartogramas, foi frutífera nas suas três aplicações. Os/as alunos/as demonstraram capacidades de representação, análise e compreensão dos dados, além de desenvolverem capacidades de seleção, recolha e pesquisa em diversas bases de dados. Os resultados também revelaram que os/as alunos/as gostaram da estratégia e sentiram que esta os ajudou na compreensão dos conteúdos e no desenvolvimento de várias competências.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Cadernos de Geografia

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.