Contributo da Geografia para o Desenho Curricular do Ensino Profissional
DOI:
https://doi.org/10.14195/0871-1623_49_5Palavras-chave:
Geografia, Educação geográfica, Ensino profissional, currículoResumo
Como referem as orientações curriculares para a disciplina de Geografia, a educação geográfica ao proporcionar aos alunos oportunidades de desenvolverem competências nesta área, quer do ponto de vista das dimensões conceptuais e instrumentais do conhecimento, quer do ponto de vista prático, desempenham um papel formativo essencial no desenvolvimento e formação para a cidadania. Assim, partindo de uma análise teorizada do enquadramento curricular da disciplina e temas abordados por outras disciplinas e dimensões do saber, pretende-se que esta dissertação, se diferencie por aliar na esfera metodológica, toda a experiência adquirida do conhecimento empírico de anos de ensino profissional. Propôs-se dar destaque à visão multiescalar da Geografia, bem premente nos documentos curriculares como as Aprendizagens Essenciais e PASEO ou na Carta Internacional da Educação Geográfica, analisando a transversalidade dos temas no Ensino Profissional junto de docentes de Geografia, que lecionam em Cursos Profissionais. Procurou-se aprofundar também estratégias pedagógicas tendo em conta a especificidade do público alvo, muitas vezes pouco motivado para o pensamento espacial, para a perceção dos fenómenos geográficos e dos seus processos explicativos.
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