Eno-Olivoturismo no Douro (Portugal)

Avaliação da Maturidade da Informação nos Websites das Quintas de Enoturismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/0871-1623_51_7

Palavras-chave:

Património alimentar vinho & azeite, Eno-olivoturismo, Avaliação de websites, Douro

Resumo

O vinho e o azeite constituem elementos fundamentais do património alimentar e cultural da região do Douro, refletindo práticas ancestrais de produção e consumo. A integração do azeite nas experiências de enoturismo, o Eno-Olivoturismo, configura uma estratégia inovadora que contribui para a valorização patrimonial, o reforço da competitividade turística e a amplificação das narrativas comunicacionais, potenciando a construção de conteúdos diferenciadores para o marketing digital e redes sociais.

Este estudo tem como objetivo analisar o nível de maturidade da informação constante nos websites das quintas de enoturismo do Douro. Para isso, adotou-se uma abordagem metodológica mista, desenvolvendo-se um Modelo de Avaliação de Websites inspirado na metodologia eMICA (Extended Model of Internet Commerce Adoption). Foram analisados os conteúdos digitais de 35 quintas, avaliando os domínios Organizacional, Informacional, Promocional, Relacional, Transacional, Interatividade, Multimédia e Design e Redes Sociais. Os resultados evidenciaram a necessidade de melhoria da qualidade da informação comunicada, bem como do reforço das dinâmicas de interação digital com os utilizadores, a fim de proporcionar experiências mais informadas, envolventes e alinhadas com as expectativas dos visitantes.

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Publicado

2025-06-09