Do virtual ao real
a relação entre videojogos e destinos turísticos
DOI:
https://doi.org/10.14195/0871-1623_50_10Palavras-chave:
lazer, turismo, destinos, videojogosResumo
Este artigo pretende analisar as potenciais interligações entre dois domínios distintos: o turismo e os jogos de vídeo. O objetivo principal é verificar se existe uma relação entre estas duas áreas e determinar em que medida os jogos de vídeo podem promover destinos turísticos. Neste sentido, procurou-se compreender o elemento geográfico presente nos jogos, bem como as recriações históricas e culturais representadas. Por último, este ensaio visou obter mais informações sobre o grau de participação do público em eventos e atrações com a temática dos jogos. Os resultados deste estudo foram obtidos através de um questionário aplicado a jogadores digitais. Os resultados deste estudo indicam que os jogos de vídeo exercem uma influência direta tanto no turismo como nos indivíduos. Os resultados deste inquérito corroboram a hipótese de que as referências geográficas e históricas/culturais incluídas nos jogos servem, em última análise, para promover destinos turísticos. Os resultados também corroboram a hipótese de que os jogos influenciam as preferências das pessoas, o que pode fazer com que alguns destinos apresentados sejam visitados em vez de outros destinos que não estão incluídos. Além disso, pode afirmar-se que os eventos de jogos correspondem a uma categoria de eventos que não só atraem grandes multidões, como também têm um impacto positivo nos serviços (restaurantes, alojamento e atrações) nas proximidades. Por fim, os resultados indicam que as atrações temáticas relacionadas com jogos de vídeo são bem recebidas pela população inquirida.
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