O Pensamento Espacial no Ensino de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.14195/0871-1623_51_8Palavras-chave:
Pensamento Espacial, Ensino de Geografia, STATResumo
No cruzamento da vivência do Ser Humano com o Mundo está o pensamento espacial. Este é constituído por três elementos: amálgama de conceitos espaciais, ferramentas de representação e processos de raciocínio. Com o despertar do interesse por esta competência, surgiu em 2005 um teste psicométrico que o procura medir – o STAT. Desde essa data já foi aplicado em vários pontos do mundo, não só a estudantes universitários, mas também ao que em Portugal corresponde ao 3.º Ciclo e Ensino Secundário. Numa experiência de investigação-ação, o autor deste trabalho teve oportunidade de aplicar o STAT junto de um público estudantil do ensino básico e secundário. Comparando os resultados do projeto de investigação que levámos a cabo com os resultados alcançados por experiências congéneres desenvolvidas com as mesmas faixas etárias, verificou-se que nas turmas com que se trabalhou existia uma réplica dos fatores evidenciados pela literatura, assim como um desempenho superior nas turmas em estudo aos de outros projetos de investigação.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Cadernos de Geografia

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.