O Pensamento Espacial no Ensino de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/0871-1623_51_8

Palavras-chave:

Pensamento Espacial, Ensino de Geografia, STAT

Resumo

No cruzamento da vivência do Ser Humano com o Mundo está o pensamento espacial. Este é constituído por três elementos: amálgama de conceitos espaciais, ferramentas de representação e processos de raciocínio. Com o despertar do interesse por esta competência, surgiu em 2005 um teste psicométrico que o procura medir – o STAT. Desde essa data já foi aplicado em vários pontos do mundo, não só a estudantes universitários, mas também ao que em Portugal corresponde ao 3.º Ciclo e Ensino Secundário. Numa experiência de investigação-ação, o autor deste trabalho teve oportunidade de aplicar o STAT junto de um público estudantil do ensino básico e secundário. Comparando os resultados do projeto de investigação que levámos a cabo com os resultados alcançados por experiências congéneres desenvolvidas com as mesmas faixas etárias, verificou-se que nas turmas com que se trabalhou existia uma réplica dos fatores evidenciados pela literatura, assim como um desempenho superior nas turmas em estudo aos de outros projetos de investigação.

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Publicado

2025-06-09